Foto de arquivo , Banco Central
Eu tenho algumas preocupações com a forma como o Banco Central (BC) vem operando. Recentemente, houve um questionário enviado a todas as instituições financeiras, economistas e operadores, que responderam anonimamente. No entanto, o BC sabe quem respondeu o que. Com base nesse questionário, o BC faz uma média e afirma: "a expectativa de inflação do mercado é tanto", conforme explicado por Eduardo Moreira no ICL Notícias.
Moreira destacou especialmente a última versão do relatório, que revelou um pessimismo geral do mercado financeiro em relação à economia brasileira. Ele criticou o BC por parecer técnico mas não ser assim. Moreira argumenta que o BC define as taxas de juros do país – todas as nossas taxas dependem da taxa do Copom (Comitê de Política Monetária). Uma das componentes que o BC usa para decidir a taxa é a expectativa do mercado em relação à inflação. Se o mercado tem uma expectativa muito alta em relação à inflação, o BC diz: "eu não vou baixar os juros ou, até no limite, eu vou baixar os juros".
Essa abordagem parece ser muito rígida e não leva em conta as nuances da economia real. Acredito que o BC deveria ser mais flexível e considerar uma variedade de fatores antes de tomar decisões que afetam diretamente a vida das pessoas e a saúde da economia.
Conheça os cursos do Instituto Evandro Brasil
Comentários
Postar um comentário
Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.