Pular para o conteúdo principal

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha

Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.
      A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste.

"Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."

     A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado.

Infraestrutura Educacional
      A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo do Canarinho. O CIEP 198 – Professora Roza Ferreira de Matos a exemplo da Praça, também foi erguido sobre um Campo de Futebol de Várzea.

"Durante a construção da Av. João Goulart, popularmente conhecida como Linha Vermelha, os residentes que habitavam as margens do Rio Meriti foram removidos e instalados na comunidade do Parque das Missões, localizada na saída de Duque de Caxias pela Rodovia Washington Luis".

      Na comunidade funciona até os dias atuais uma fábrica de roupas finas, a APA confecções. Até o final da década de 80 funcionava a fabrica de panelas Marmicoc, e, outras industrias que foram desativadas. Na década de 90 o bairro recebeu a instalação de uma empresa de Distribuidora de Petróleo, mas, a mesma foi impedida de funcionar, por seus grandes tanques de combustível oferecer risco para os residentes próximos.

Transporte Público
    O bairro é atendido por uma única linha de ônibus, da empresa Fábio´s – Prainha x Jardim Leal.

Foto: Creche da Prainha e o Centro de Referência Odontológica 

Cultura

A Prainha é um bairro com uma diversidade de culturas, talvez pelas origens de sua população. Nas ruas do bairro poderemos encontrar cariocas, paraibanos, mineiros, pernambucanos, cearenses etc.

"Até o inicio dos anos 90 a quadra do GRBC Lambe Copo era o principal centro de lazer e cultura do bairro. Ali a comunidade se divertia nos preparativos do carnaval, nos ensaios da agremiação carnavalesca. Sua quadra era também utilizada para a realização das festas juninas, que atraia publico e quadrilhas de diversas regiões do Rio e Grande Rio. O Lambe Copo foi extinto por meio de uma fusão jurídica/administrativa com outras agremiações para criar a Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio".

     Onde funcionava a quadra do Lambe Copo foi erguida a Escola Municipal Jair Alves de Freitas, também conhecida como Escola Municipal Prainha.

     A preservação da parte da cultura musical hoje é na região exercida pela Organização Cultural Amigos da Seresta, que realizam encontros de seresteiros recebendo em seus eventos seresteiros de diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro.

Foto Praça da Prainha

Comentários

  1. Gostaria de saber a fonte dessas informações. Grato!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Essas informações sao visíveis em nosso bairro e a descrição foi feita por base oral, por não haver nenhum relato descritivo anterior a este.

      Excluir
  3. Estou querendo encontrar uma pessoa que não vejo Ah mais 20 anos nome Jussara trabalhamos juntas em São Paulo ela tem um irão trás

    ResponderExcluir
  4. Estou querendo encontrar uma pessoa que não vejo Ah mais 20 anos nome Jussara trabalhamos juntas em São Paulo ela tem um irmão trás

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri