Pular para o conteúdo principal

A evolução da indústria automobilística brasileira

A indústria automobilística no Brasil tem uma história fascinante, mas vamos ajustar as datas corretas! 😊

Foto de arquivo, Agência Brasil EBC


Do início do século XX até os dias atuais: A evolução da indústria automobilística brasileira


1. Primeiros carros no Brasil

- O primeiro carro motorizado chegou ao Brasil em 1891, no porto de Santos (SP). Era o modelo Peugeot Type 3, importado pelo inventor do avião, Santos Dumont.

- A placa número 1 foi registrada em 1903 pelo conde Francisco Matarazzo.

- Nas primeiras décadas do século XX, São Paulo recebeu as fábricas da Ford e da General Motors, ambas baseadas na capital paulista. A Ford iniciou a montagem do seu Modelo T, conhecido como "Ford Bigode", em 1919.

- Entre 1920 e 1939, o número de carros no estado de São Paulo saltou de 5 mil para 43 mil.


2. Revolução automotiva dos anos 50

- No fim dos anos 40, o Brasil tinha uma frota envelhecida de carros americanos e europeus dos anos 30.

- Em 1941, a Fábrica Nacional de Motores (FNM) foi criada no Rio de Janeiro. Isso marcou o início da produção local de veículos.

- O governo do presidente Getúlio Vargas tomou medidas para restringir as importações de veículos e investiu no setor automotivo.

- Na década de 1950, o Grupo Executivo da Indústria Automobilística (GEIA) foi criado para viabilizar a produção de automóveis nacionais.

- Nessa época, os carros ingleses ganharam espaço no mercado nacional.


3. Indústria automotiva hoje

- Nos anos 90, a importação de veículos voltou a ser estimulada, abrindo o mercado brasileiro.

- Atualmente, o Brasil possui 20 empresas competindo em um lucrativo mercado, com 65 fábricas em 11 estados, com capacidade instalada de 4,5 milhões de veículos por ano e cerca de 5.500 concessionárias¹⁴.


A indústria automobilística brasileira reflete a evolução tecnológica, econômica e social do país. Desde os primeiros carros até os modelos modernos, essa trajetória é marcada por desafios, inovações e conquistas. 🚗🇧🇷


Fontes:

(1) História e Evolução da Indústria Automotiva Brasileira. https://www.dijo.com.br/2019/11/18/historia-e-evolucao-da-industria-automotiva-brasileira/.

(2) História e evolução da indústria automotiva brasileira - TG Poli. https://www.tgpoli.com.br/noticias/historia-e-evolucao-da-industria-automotiva-brasileira/.

(3) História da Indústria Automobilística Brasileira: Desenvolvimento e .... https://www.cardemia.com/post/hist%C3%B3ria-da-ind%C3%BAstria-automobil%C3%ADstica-brasileira-desenvolvimento-e-marcos-importantes.

(4) Industria automobilistica e a globalização | PPT - SlideShare. https://pt.slideshare.net/slideshow/industria-automobilistica-e-a-globalizao/21273134.


Conheça os cursos do Instituto Evandro Brasil 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.        A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste. "Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."      A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado. Infraestrutura Educacional       A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo d