Foto de arquivo. Fonte: Prefeitura de Caxias do Sul, secretaria de Saúde
Como cidadão e estudioso no campo da gerontologia, sinto-me revoltado e, como brasileiro envergonhado com os recentes dados sobre a violência contra idosos no nosso país. É uma vergonha que, numa sociedade que deve veneração e cuidado aos mais velhos, estejamos testemunhando um aumento alarmante de quase 50 mil casos de agressão num único ano. Esses números não são meras estatísticas; são relatos de vida, são pessoas que contribuíram para a construção da nação e que agora são submetidas a tratamentos cruéis.
Uma matéria publicada no Jornal O Dia de 07/06/2024 chamou mais uma vez a minha atenção para esse assunto. Vale acrescentar que em outubro de 2023 em meu Podcast eu tratei sobre o tema em alguns episódios.
No ano de 2020, as denúncias já representavam 21,6% do total, um número que já demandava nossa atenção. Mas é chocante que em 2023, esse percentual tenha aumentado para 35,1%. Isso é um sinal claro de que estamos falhando como comunidade. Não podemos permanecer indiferentes quando 408.395 mil denúncias foram feitas em quatro anos. Cada uma dessas denúncias é um espelho da realidade que muitos idosos enfrentam todos os dias: abandono, negligência e violência.
As pesquisadoras Alessandra Camacho e Célia Caldas trouxeram essa dura realidade à tona em seu artigo, e é nosso dever como cidadãos atentos amplificar esses dados e clamar por mudanças. Necessitamos de políticas públicas mais efetivas, de uma rede de suporte social mais robusta e de uma mudança cultural que reafirme o valor e a dignidade dos nossos idosos.
A violência contra o idoso é uma violação dos direitos humanos e deve ser combatida com vigor. Não podemos permitir que a idade seja um fator para a marginalização e o sofrimento. Chegou a hora de agir, educar e proteger. Como cidadão, exijo justiça e respeito para com os nossos idosos. Eles merecem um Brasil mais justo e humano.
"Se você souber de casos de violência contra os idosos ou testemunhar o fato denuncie. Liguei para o número 100 é gratuito e a sua denuncia será acolhida em total sigilo."
Importante:
Indique o curso de formação de Cuidadores de Idosos do Instituto Evandro Brasil para seus amigos e amigas.
Comentários
Postar um comentário
Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.