Pular para o conteúdo principal

O Instituto Evandro Brasil e a Promover Brasil juntos ja atenderam mais 50 mil pessoas

por Evandro Brasil 
Hoje ao vislumbrar que nosso Instituto esta completando seu 7° ano de existência, por alguns instantes fiz uma viagem no tempo para lembrar alguns momentos que vivemos durante todos esses anos. Nossa historia se inicia em 15 de outubro de 2007. Era uma tarde cinzenta e havíamos convocado uma reunião de diretoria da ONG Promover Brasil em um escritório localizado em frente a antiga Casas Sendas - Centro de Caxias. Meio ao debate fui surpreendido por nossos colaboradores que me convenceram a criar uma instituição voltada exclusivamente para a educação, eu achei a ideia boa, então lavramos a Ata de Fundação do Instituto e em regime de votação a nossa diretoria decidiu pelo voto da maioria absoluta que essa nova instituição deveria chamar-se Instituto Evandro Brasil.

"Um Instituto com o meu nome. Será um desafio e tanto, além do mais, eu não poderei deixar bater bola fora. Os serviços tem de ser de qualidade, o aluno tem que alcançar o seu objetivo, precisaremos ter uma equipe técnica de bom nível intelectual e operacional (...), preciso desponjar-me a vaidade." Esses foram os meus primeiros pensamentos sobre o projeto.

Eu tentei muitos caminhos, experimentei muitos profissionais, instrutores, professores e colaboradores na área administrativas. Alguns, digamos que poucos corresponderam as nossas expectativas e outros não. Com a evolução e a necessidade de alcançar o sucesso, muitas mudanças são necessárias, inclusive na direção, esta, deve estar preparada para aprender e evoluir a partir dos próprios erros. E foi assim que avançamos. Fui muito criticado por familiares e amigos que falavam com ar de pena: "Não entendo o Evandro, inteligente pacas, era para esse cara estar rico, mas não, fica nessa aí (...) e blá, blá, blá. Se eu tivesse no lugar dele eu faria isso ou aquilo." Ouvi muito contos assim, essas criticas. na verdade eram contra o meu comportamento didático de acreditar e construir um projeto seguindo o "passo à passo" que foi cuidadosamente elaborado. Ainda bem que eu só ouvi, e, não mudei meu foco em momento algum, pois, tinha a convicção dos objetivos do projeto e das propostas do Instituto.

Em 2008 estávamos instalados em um escritório no Edifício Centro Empresarial Jomasa, e tínhamos uma parceria com o Colégio e Curso Visão - local onde fazíamos uso de salas de aula. Esse talvez tenha sido o momento mais importante. Pois, foi quando demos personalidade institucional ao nosso projeto, elaboramos logomarca, nos aprofundamos em pesquisas, intercâmbios, fóruns, e, elaboramos novos materiais didáticos para uma grande variedade de cursos.

Já em Janeiro de 2009 estávamos montando a estrutura do Instituto na Rua Barão do Triunfo, número 35, próximo a estação de trem no Centro de Caxias. Nesse endereço estamos instalados até os dias atuais.

Para chegar até o ponto que chegamos, preciso destacar que trazemos na bagagem todo "knowrow" adquirido a partir do trabalho do departamento de educação da ONG Promover Brasil. Esta foi fundada em abril de 2005 e a partir de 1° de setembro do mesmo ano começou a oferecer cursos profissionalizantes a jovens e adultos.

Ao todo já atendemos mais de 50 mil pessoas, isso, somando o trabalho da Promover Brasil com o trabalho do Instituto Evandro Brasil, isso apenas na oferta de cursos profissionalizantes e encaminhamentos ao mercado de trabalho. Conta nos registros das companhia de telefonia que de setembro de 2005 ate meados de 2007 nossa central de atendimento registrava nos dias uteis em torno 300 chamadas por dia.

Não é por acaso que hoje satisfatoriamente agradecemos o reconhecimento dos nossos alunos, nossos amigos e colaboradores, isso nos motiva a seguir a nossa estrada formando, orientando, encaminhando profissionais qualificados ao mercado de trabalho (...), e ainda, prestando a comunidade serviços básicos de saúde preventiva utilizando-se da capacidade técnica que transferimos aos nossos dedicados alunos, sob a supervisão técnica dos nossos profissionais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.        A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste. "Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."      A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado. Infraestrutura Educacional       A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo d