O Dia do Orgulho Gay o Orgulho da Diversidade é motivo de orgulho a identidade de cada um, mas, também de celebrar a luta contra os preconceitos e contra as discriminações pressionando as autoridades e o poder público a garantir direitos de cidadania dos gays, lésbicas, travestis, transexuais, bissexuais, pansexuais etc.
Em boa parte do mundo, há algumas décadas atrás, era proibido aos não heteros se reunirem em locais públicos, as relações entre pessoas do mesmo sexo eram criminalizadas.
No dia 28 de junho do ano de 1969, sob respaldo da Lei ocorreu, na cidade de Nova York, uma violenta abordagem policial em um bar chamado Stonewall Inn, na ocasião a policia tentou violentamenta efetivar a prisão de 13 pessoas. O abuso da força na abordagem fez despertar a revolta na comunidade local, que enfrentou a polícia dando início a um ato de rebeldia, sendo a partir de então chamada a Rebelião de Stonewall.
Uma série de mobilizações se sucederam reunindo cada vez um número maior de pessoas em diferentes pontos da cidade. Embora tenham sido ações violentas elas deram grande visibilidade a população LGBT.
A primeira parada Gay nos EUA ocorreu um ano após esta trágica ocorrência em um percurso de 4,5 Km do Bar Stonewall Inn até o Central Park, consagrando assim do dia 28 de junho como o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+ ou do Orgulho Gay. Há época os organizadores informaram a imprensa que a concentração no Stonewall Inn haviam 3 mil pessoas e que no Central Park chegaram a reunir cerca de 20 mil manifestantes.
Comentários
Postar um comentário
Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.