quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

BRASIL, UM PAÍS DESENVOLVIDO... OU EM DESENVOLVIMENTO... OU SOFRENDO PARA DESENVOLVER.

Nós, brasileiros, recebemos a surpreendente notícia de que a economia de nosso país, tendo como referencial o PIB, superou a economia do Reino Unido. Segundo o anuncio, feito por uma agência de notícias inglesa, o Brasil é hoje a 6ª maior economia mundial. Porquê a notícia é surpreendente? -Dá-se porque, quanto maior as cifras, maiores os rombos, os desvios de recursos públicos, maiores os pagamentos de propinas, as extorsões, o uso de caixa 2 e consequentemente, os números da corrupção.
Queremos celebrar o crescimento da nossa economia, mas é salutar ver essa riqueza refletir nos salários do trabalhador, na qualidade dos serviços públicos, e, em especial na educação, na saúde, na segurança pública e principalmente no combate a fome, a miséria e a pobreza.
Ainda sob o efeito catalizador da notícia fabricada pela mídia, sob o pretexto de vender mais jornais que alimentem o consumismo, o brasileiro foi as compras, e viu, "com nariz de bolinha vermelha" as parcelas da nova geladeira ter uma redução de 49 centavos de real ao mês, isso com a redução do IPI e do IOF. Será que nosso povo merece esse descaso? Esses números não apresentam qualquer vantagem para o povo, mas sim, para os bancos e consequentemente para os banqueiros, que cobram caro por cada parcela na compra a prazo.
Esse difícil caminho, teremos que percorrer, no mínimo por 20 anos - segundo o ministro da fazenda, até alcançarmos o padrão de país desenvolvido. Isso sim, nosso povo merece.   

domingo, 18 de dezembro de 2011

DUQUE DE CAXIAS! A MELHOR CIDADE DO MUNDO PARA SE VIVER

"Isso mesmo. Essa é a minha opinião. Essa é a minha cidade."
Praça do Pacificador, mais uma homenagem ao Patrono do
Exercito Brasileiro Duque de Caxias, a Praça para um teatro e uma
Biblioteca Pública e está localizada no Centro Comercial do
Município às margens da Avenida Governador Leonel de
Moura Brizola e a Avenida Plínio Casado.

Duque de Caxias é uma cidade localizada na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, local mais conhecido como Baixada Fluminense. A nossa população atualmente, segundo o IBGE é de 855.046 habitantes. Nossa extensão territorial é de 464.573 Km² e limitamos nosso território entre os municípios de Magé, Petrópolis, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti e Rio de Janeiro.
Aqui nasceu o patrono do exército brasileiro. Filho do Brigadeiro e Regente do Império Francisco de Lima e Silva e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, Luís Alves de Lima e Silva nasceu em 1803 na Fazenda São Paulo - Porto Estrela. Mais tarde sendo condecorado com o título de Duque de Caxias, como se tornou mais conhecido. Ingressou no exercito ainda aos 5 anos de idade, o que naquela época era um privilegio concedido aos filhos dos nobres. Em 1832, após ser promovido a Tenente-Coronel assume o Comando de Guardas Municipais Permanentes, equivalente hoje a Polícia Militar do Estado do Rio de janeiro.
Os rios e canais hoje assoreados e com baixa capacidade de captação e volume de água por décadas foram navegáveis. Desta época herdamos apenas os problemas ambientais gerados pelo desenvolvimento urbano, não sobraram nem mesmo os "catamaraes". Estes por sinal ficaram apenas nas promessas do Deputado Federal Alexandre Cardoso, que no inícios dos anos 90 havia prometido ligar Duque de Caxias a Praça XV, e a Niterói por meio do transporte fluvial das Barcas S.A. Uma promessa que ele fez ser esquecida no tempo. O assoreamento dos rios e canais, somados a ocupação irregular do Polder do São Bento atualmente são os grandes responsáveis pelos riscos de enchentes que algumas regiões do município enfrenta.
A Freguesia do Pilar foi um dos primeiros povoados da região, onde até os dias atuais está erguida a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, um patrimônio tombado pela Unesco. A paróquia do Pilar está ao lado do Cemitério do Pilar e às margens do Rio Calombé. E por falar no Rio Calombé, esse é mais uma vitima dos dejetos industriais, da ocupação irregular e contaminação do lençol freático. Mas é certo afirmar que a população da região vem sendo orientada e capacitada para combater o avanço da degradação, os maiores vilões da poluição hídrica ainda são as industrias que se instalam no local sem que o poder executivo adeque as condições necessárias para o funcionamento das mesmas. Na contra partida as empresas geram empregos e recolhem seus impostos na região, e com isso, o poder executivo do nosso município, prefere não fiscalizar para não ter que penalizar. A solução é investir em obras de infra-estrutura em saneamento ambiental e estação de tratamento de água e esgoto.
Durante a gestão do governador de Leonel Brizola foram construídos 42 Brizolões com a proposta de atender crianças e adolescentes com a educação em tempo integral, oferecendo educação, assistência médica, odontológica, alimentação, acesso a prática de esportes, segurança e cursos técnicos. Uma ação que os governantes seguintes, tentavam apagar da memória do nosso povo, eles tentaram até mesmo trocar os nomes dos CIEP's, mas não deu certo, a população reconhece que os Brizolões deveriam funcionar hoje, como foram idealizados em projeto original por Brizola e Darcy Ribeiro. "Alguém já ouviu falar um Brizolão caiu? ou que um Brizolão tremeu ou rachou?" frase citada por Cidinha Campos há aproximadamente 30 dias.
O Deputado Federal Manuel Reis propôs a criação do Distrito de Duque de Caxias. Já em 14 de março de 1931, o interventor Plínio de Castro Casado cria o Distrito de Duque de Caxias por meio do Decreto estadual 2.559, com seda na antiga Estação de Meriti, pertencente ao então município de Nova Iguaçu. Nossa autonomia administrativa e política vem a partir do Decreto Lei 1.055 de 31 de dezembro de 1943, elevando nossa região a categoria de município, recebendo o nome que viria homenagear o Patrono do Exercito Brasileiro, ex-senador e ex-primeiro ministro Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Então é fato dizer que nos próximos dias completaremos 68 anos de emancipação política.
Mesmo com todos os problemas que o nosso município enfrenta, nosso povo, ou melhor, a população duquecaxiense, é alegre, acolhedora, amiga, esperançosa, fraterna, hospitaleiro etc. Aconselho a você, que seja "Caxias também".

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CONSELHOS DE DIREITOS NO BRASIL

Legislação complementar: Natureza jurídica dos Conselhos dos direitos
"O artigo 6º da Lei 8.842 de 04 de Janeiro de 1994 diz: Os conselhos nacional, estaduais, do DF e municipais do idoso serão órgãos permanentes, paritários e deliberativos, composto por igual numero de representantes dos órgãos e entidades públicas e de organizações representativas da sociedade civil ligadas à área."

III Conferencia Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Brasilia, novembro de 2011.
A natureza jurídica dos conselhos está ancorada nos dispositivos constitucionais que instituem a democracia participava e asseguram a participação popular na gestão da coisa pública, na formulação e no controle das políticas, na defesa dos direitos humanos e na distribuição e aplicação dos recursos. Em todo o texto constitucional estão presentes mecanismos que institucionalizam o controle social participativo da gestão pública pelos cidadãos e cidadãs. Os conselhos dos direitos constituem-se em uma das formas de participação e controle social assegurados nos dispositivos constitucionais.
Este novo paradigma do Estado Democrático de Direito que valoriza e institucionaliza a participação e o controle social, para que se efetive, exige uma mudança da cultura política brasileira e o rompimento com a tradição autoritária, patrimonialista, de desigualdades e exclusão sociais presentes na vida da população brasileira por séculos, refletida no modelo de Estado autocrático e centralizador. É, portanto, enorme desafio, quase uma revolução na relação Estado sociedade e na gestão da coisa pública. Um desafio que vale a pena, pois este novo paradigma é uma das maiores conquistas da sociedade brasileira em sua história política contemporânea.
Considerando que as políticas sociais existem para garantir os direitos humanos fundamentais à vida, à saúde, à educação, à liberdade, entre outros, a existência dos conselhos dos direitos e seu funcionamento eficaz cumpre um papel fundamental na formulação e controle dessas políticas e, por sua vez, na promoção, controle e defesa desses direitos, zelando para que eles não sejam violados. Os conselhos são espaços em que a sociedade e governo dialogam, negociam, deliberam e devem ter sempre a perspectiva da garantia destes direitos.
Para cumprir o que determina nossa Lei Maior, com a participação e muitas mobilizações sociais, foram elaboradas e aprovadas pelo Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores algumas legislações complementares, que reafirmam direitos e asseguram a participação na gestão e controle das políticas. Exemplo disso, a Lei no 8.069 (Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA) que regulamenta entre outros o artigo 227 da Constituição e torna obrigatória a criação dos conselhos dos direitos da criança e do adolescente em todos os níveis da Federação (nacional, estadual, distrital e municipal).
Do ponto de vista de sua natureza jurídica o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, é um órgão estatal especial (não só governo, nem somente sociedade civil), isto é, são espaços públicos institucionais. E não instâncias da sociedade civil ou do governo. Devem ser compostos de forma paritária por agentes públicos (representantes governamentais e não-governamentais), e seus atos são emanados de decisão coletiva e não de agente singular.
Outro importante exemplo que regulamenta dispositivos constitucionais é a Lei Federal no 8.842, de 4 de janeiro de 1994, que dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Em seu artigo 6o estabelece que: “os conselhos nacional, estaduais, do Distrito Federal e municipais do idoso serão órgãos permanentes, paritários e deliberativos, compostos por igual número de representantes dos órgãos e entidades públicas e de organizações representativas da sociedade civil ligadas à área”.
Apesar de apresentarem-se com características semelhantes, os Conselhos dos Direitos não são órgãos governamentais, isto é, não são organismos que pertencem ao governo, nem tampouco são estruturados por normas específicas da administração pública (seus membros não são servidores públicos, por exemplo, que são admitidos por meio de concursos públicos), como também não são associações. Os conselhos integram a estrutura básica do poder executivo, da secretaria ou órgão da área social, possuindo finalidade vinculada a estes órgãos, mas criam estruturas jurídicas próprias, tendo composição e organização fixadas em legislação específica. E, para atender aos preceitos constitucionais, é fundamental garantir a autonomia política. 
Os conselhos são, portanto, órgãos estatais especiais, ou mais amplamente, “espaços públicos institucionais”. Daí a razão de se dizer que os Conselhos dos Direitos são instituições inovadoras em sua natureza jurídica.
Esta condição não permite que a criação dos Conselhos dos Direitos Municipais, Estaduais e Nacionais seja facultativa, ou seja, que ocorra a partir da vontade de alguns interessados que se agrupam e criam uma entidade para a defesa destes interesses. Ao contrário, a sua criação é obrigatória em determinação de legislação complementar. Isto significa que, todos os municípios têm de criar e de fazer funcionar os seus Conselhos. Estes são criados a partir de uma atribuição do Poder Executivo de elaborar o projeto de lei da criação do Conselho e encaminhá-lo ao Poder Legislativo para aprovação. No caso de omissão do Poder Executivo, o Ministério Público poderá instaurar inquérito civil. Deve-se ressaltar que, em casos de omissão, a sociedade civil deve provocar e sensibilizar o poder executivo para esta iniciativa legislativa.
Em 1999, onze anos após a promulgação da Constituição Federal, pesquisa do IBGE já demonstrava a existência de milhares de conselhos municipais diretamente relacionados às políticas públicas, espalhados pelo País . Destaque-se que nos casos dos conselhos da saúde, assistência social, educação e da criança e adolescente, sua criação é obrigatória por lei ordinária, em todos os municípios.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

VOCE SABIA QUE A LINHA VERMELHA FOI UMA DAS REALIZAÇÕES DE LEONEL BRIZOLA?

"A Via Expressa Presidente João Goulart, foi inaugurada em 1992 por Leonal Brizola".
A RJ-071, oficialmente denominada Via Expressa Presidente João Goulart e popularmente conhecida como Linha Vermelha é uma via expressa do estado do Rio de Janeiro, que liga os municípios do Rio de Janeiro e São João de Meriti, atravessando também o município de Duque de Caxias.
Sua inauguração foi feita em 2 etapas: a primeira delas foi em 30 de abril de1992, em um trecho de 7 km entre o bairro de São Cristóvão e a Ilha do Fundão. Em 11 de setembro de 1994, o segundo trecho de 14 km entre a Ilha do Fundão e a Rodovia Presidente Dutra foi aberto ao trânsito. A via serve principalmente ao deslocamento entre a Baixada Fluminense (Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Duque de Caxias) até o Centro da cidade do Rio e à Zona Sul e através do Elevado da Perimetral, na extensão de 21 quilômetros, percorridos em cerca de 20 minutos.
Baseada no projeto do arquiteto grego Constantino Doxiádis - o chamado Plano Doxiadis (Plano Policromático), apresentado em 1965 - , só seria totalmente concretizada em 1992, no mandato do governador Leonel Brizola, quando então recebeu o nome de Avenida Tiradentes e posteriormente o nome do ex-presidente João Goulart.
Esta via, também é o principal acesso ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e à Ilha do Fundão para os habitantes da Baixada e da Zona Sul. Foi construída com o objetivo de desobstruir o trânsito da Avenida Brasil, no trecho da saída da Via Dutra até São Cristóvão. Devido à falhas no projeto inicial, e à falta de um controle de tráfego eficiente, subestimando o real fluxo de veículos, o objetivo não foi conseguido de forma efetiva.
Por atravessar diversas áreas carentes, é atualmente conhecida pelos freqüentes atos de violência que ocorrem em seu entorno - visto ser margeada por aproximadamente 18 favelas, todas repletas de atividade criminal do tráfico de drogas.
Em fevereiro de 2007, a administração da via expressa foi transferida para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Foi inaugurada em 1992, porém somente em 2010 vem recebendo obras de recapeamento total. Porém, em alguns trechos, ainda conta com asfalto em péssimo estado. Um problema crônico da via é que alguns trechos foram construídos em solo instável, criando uma tendência à avenida entortar e afundar ao longo do tempo, nestas partes


Embora apresente alguns problemas como os citados acima, a Via Expressa Presidente João Goulart é de vital importância para o desenvolvimento da Baixada Fluminense e principalmente do município de Duque de Caxias. E este sonho somente se tornou realidade diante da determinação do ex-governador Leonel de Moura Brizola.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

NEGROS RECEBEM QUASE 40% MENOS POR HORA DE TRABALHO DO QUE DEMAIS CAMADAS DA POPULAÇÃO

 "Em 2010, 10,8% da população negra trabalhavam como empregados domésticos"

Os negros – parcela da população que inclui pretos e pardos – recebem por hora, em média, 60,4% do pago às demais camadas populacionais. Essa é uma das conclusões do estudo divulgado hoje (17) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). A pesquisa Negros no Mercado de Trabalho da Região Metropolitana de São Paulo mostra que um negro ganha, em média, R$ 5,81 por hora trabalhada, contra R$ 9,62 pagos a outros trabalhadores.

O principal motivo dessa desigualdade, segundo o estudo, é que a inserção dos negros no mercado de trabalho ocorre principalmente nas ocupações menos especializadas e pior remuneradas. Em 2010, 10,8% da população negra economicamente ativa trabalhavam como empregados domésticos. Entre a população que se declara branca e amarela, essa proporção é 5,7%.

Na construção civil, estavam empregados 8,8% dos negros inseridos no mercado de trabalho e 5% dos não negros. Segundo o estudo, esses setores são exatamente aqueles em que predominam postos de trabalho com menos exigências de qualificação profissional, menor remuneração e relações de trabalho mais precárias. “Por isso, menos valorizados socialmente”.

O serviço público absorve uma proporção maior de ocupados não negros (8,4%) do que de negros (6,2%). O fato de ser uma carreira que requer a aprovação em concurso pública mostra, de acordo com a pesquisa, a falta de acesso dos negros ao ensino de qualidade.

A diferença também é grande no grupo que incluiu desde profissionais autônomos de nível universitário até donos de negócios familiares. O percentual de negros ocupados nessas atividades é 3,9%, contra 9% entre os não negros. “Dispor de riqueza acumulada que permita montar um negócio ou ter nível superior de escolaridade provavelmente são os fatores que explicam a exclusão de grande parte dos negros.”

FONTE: Agência Brasil, 17 de novembro de 2011




DUQUE DE CAXIAS UM GIGANTE QUE CONTINUA ADORMECIDO

Dados do IBGE apontam que a cidade de Duque de Caxias é a 8ª maior cidade do Brasil, com um PIB (Produto Interno Bruto) de 32.266.476. Duque de Caxias está atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus e Porto Alegre. Niterói aparece na 42ª posição, Nova Iguaçu em 48ª, seguido de São Gonçalo e Petrópolis está na 81ª. Nenhum outro município da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro aparece entre as 100 maiores cidades brasileiras. Quando o assunto é população Duque de Caxias apresenta a marca de 855.046 habitantes, contra 999.901 em São Gonçalo, já Nova Iguaçu atualmente aparece com 795.212, Belford Roxo com 469.261, São João de Meriti com 459.356 e Petrópolis 296.044.

Diante desses dados, o que mais mexe com a nossa curiosidade é, como pode a cidade de Duque de Caxias sendo a 8ª maior cidade do Brasil conviver com tantos moradores nas ruas; uma população crescente de usuários de “crack” sem qualquer auxílio por parte do poder municipal; ter uma frota de transporte coletivo de tão má qualidade; um serviço de coleta de lixo tão ineficaz; não realizar o tratamento adequado do esgotamento sanitário; etc.

domingo, 25 de setembro de 2011

VEREADORES ELEITOS PARA REPRESENTAR O POVO, PREFEREM REPRESENTAR O PREFEITO E AS EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS

O papel de um vereador vai além de legislar, ou melhor, vai além de participar das reuniões plenárias que em Duque de Caxias acontecem no final das tardes das terças e quintas-feiras. Observem que troquei no texto, o termo, "legislar" por "participar das reuniões plenárias." Não troquei por acaso, pois, dos 21 vereadores da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, poucos tem justificado o salário que recebem. É sabido, no meio político, que cada um desses vereadores, além dos seus salários, ainda administram os recursos para a manutenção dos seus gabinetes, como: salários dos seus assessores, suprimentos etc. Somando-se estes valores podem chegar próximo de 100 mil reais por mês. Não bastasse essas cifras, alguns ainda se sujeitam a receber os já populares "mensalões".


Os vereadores são eleitos pelo voto direto para cumprir um mandato de 4 anos, no processo eleitoral, o povo vai as urnas escolher os seus representantes para o Poder Executivo e Legislativo, portanto, os vereadores são eleitos para representar o povo; para fazer valer a vontade daqueles que o elegeram. 


É papel do vereador, elaborar leis; fiscalizar o cumprimento das leis, por parte do Poder Executivo, mas também do Poder Judiciário; das empresas concessionárias de serviços públicos; e também das empresas privadas em geral; assim como dos próprios munícipes. Mas ao contrário, a maioria, ou melhor, mais da metade deles, ao se elegerem procuram o prefeito com o pires na mão: "Sabe como é né, Sr. prefeito, eu gastei muito nestas eleições, quero contribuir com o seu governo..." e aí começa a pedição: cargos, dinheirinho por fora, indicação de empresa para patrocinar o centro social etc. Obedecendo a regra, de que tem que se dar bem, eles desviam-se do propósito ao qual foram eleitos, se corrompem e submetem a aprovar sem discutir, todas as mensagens que o prefeito encaminha a Câmara de Vereadores, por mais lesiva e leviana que ela seja.


"Durante o estopim da crise em Duque de caxias, que culminou com o cancelamento do contrato de prestação de serviços da empresa Delta, os vereadores da base governista, ocupavam a tribuna do Plenário para dizer que a prefeitura não devia nada; ou pior, que o prefeito não pagava porque o Washington não deixou o dinheiro. Isso quase 3 anos após o Washington ter saído do governo."  Desde o início do seu governo o Zito vem fazendo alterações no Plano Diretor sem consultar o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Conselho da Cidade), alterando inclusive o artigo que traz esta afirmativa. O mais curioso é que mais uma vez a mensagem com a alteração foi encaminhada a Câmara e os vereadores alteraram sem se quer, consultar o referido Conselho. Concluindo, para os vereadores acertados com o prefeito, basta o prefeito encaminhar uma mensagem que ela é aprovada sem que se haja discussão da matéria.


"Enquanto isso: a secretaria municipal de habitação, desenvolve um plano de habitação, passando por cima do Conselho da Cidade e colocando a mesa, instituições que não são do município. Isso amparado pela brecha que o prefeito deu ao alterar o Plano Diretor. Imaginem o que ainda há de vir"


Cada um dos cidadãos duquecaxienses, deveriam ao menos 1 vez por semestre visitar a Câmara de Vereadores a assistir uma sessão plenária. Rapidamente o cidadão vai perceber se votou certo ou errado nas ultimas eleições. Mas cuidado as vezes eles conseguem enganar-nos por meio dos seus calorosos discursos.


AS COMISSÕES DA CÂMARA DE VEREADORES
Muita gente não sabe, mas os trabalhos internos da Câmara de Vereadores são realizados por meio de comissões. Isso mesmo, então, tenha em mente: "Quando o transporte público vai mal, é responsabilidade da Comissão de Transportes fiscalizar; o mesmo prevalece nas questões de ordem ambiental; de educação etc". Isso significa dizer também que o vereador tem que cumprir expediente todos os dias, ao contrário do que ocorre. A maioria dos Edis (do singular Edil, antigo magistrado romano que se encarregava da inspeção e conservação dos edifícios públicos) chegam a Câmara na hora das seções plenárias sem ao menos estudar a matéria. Outros ocupam a tribuna para fazer homenagem ao empresário A ou B; para afirmar que o prefeito Zito é bonitinho; para elogiar o deputado federal dono do Botequim da Esquina; Daí pra não perder a oportunidade outros ocupam para falar que o ex-prefeito Washington Reis fez um discurso bonito na Câmara Federal; e blá, blá, blá. 


Nesta discussão, o povo, continua em segundo plano. O verdadeiro dono da riqueza produzida em nosso município é deixado de lado. Mas temos que ter consciência de que a mudança é uma realidade, e só depende de nós. Escolher bem o nosso representante, é não vender o seu voto. Não trocar o seu voto por uma cesta básica, por um atendimento assistencialista nos centros sociais etc. Outro erro, é votar naquele que você acha que vai ganhar. 


O voto é um direito que foi adquirido por muita luta, ou você acha que a Ditadura Militar deixaria o "poder" se não fosse pela pressão imposta pelo movimento estudantil, pelo movimento sindical, pelo movimento feminino... pelo povo? Preserve esse direito, com ele em nossas mãos as coisas são difíceis imagine sem ele. Os governantes se auto nomeando e dirigindo as nossas vidas sem que possamos se quer manifestar a nossa vontade. 


FIQUE ATENTO, DIGA NÃO A CORRUPÇÃO
Essa é a nossa grande missão. As vezes caminhamos pelas ruas da nossa cidade e vemos pessoas dormindo embaixo das marquises, nas portas dos comércios, vemos crianças no sinal de transito jogando limões para o alto, deixamos de passar em determinados trechos das ruas por serem locais onde constantes assaltos acontecem, somos desrespeitados nos ônibus, vemos o lixo jogado nas ruas, vemos a falta de medicamentos e os precários atendimentos nos hospitais e postos de saúde... e nos perguntamos: "Será que ninguém está vendo isso? Porque não damos um jeito nisso?". Caro leitor, infelizmente tudo que vemos, as autoridades também vêem, e, nada é feito porquê? Não na totalidade, mas na maioria dos casos isso acontece em função da "corrupção".

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

BIENAL DO LIVRO: TERÁ INICIO NESTA QUINTA-FEIRA NO RIO DE JANEIRO




A BIENAL DO LIVRO RIO terá início dia 1º de setembro (quinta-feira), as pessoas que tiverem o interesse me ir ao evento, terão linhas de ônibus que circularão até o interior do RioCentro, onde acontecerá, esta, que é, a principal feira literária do país. A Bienal do Livro Rio vai acontecer até o dia 11 de setembro.
Do terminal Alvorada partirão seis linhas de ônibus que têm como destino o centro de convenções RioCentro.
OS INGRESSOS para a Bienal do Livro Rio 2011 estão sendo vendidos a R$ 12,00. Estudantes e idosos pagam meia, e os professores, profissionais do livro e bibliotecários podem entrar gratuitamente no evento. Para garantir o acesso gratuito ao evento, o profissional deve cadastrar-se no site da Bienal do Livro Rio 2011 e levar o documento de identificação e documento comprove o exercício da profissão.
Os ingressos podem ser adquiridos em alguns postos de combustíveis e agências de turismo. A organização do evento determina um numero máximo de cinco ingressos para cada CPF, mas, os ingressos também podem ser adquiridos através da internet, no site www.ingressomais.com.br, onde também é necessário efetuar um cadastro. A lista completa com os pontos de venda, podem ser observados no site da Bienal.


Nesta edição da Bienal, além de mais de 100 escritores brasileiros, também alguns escritores estrangeiros como Alyson Noël, Anne Rice, Gonçalo M. tavares, Michael Connelly e Willian P. Young, estarão presentes, nos mais diversos espaços dedicados a programação cultural.
Para um maior conforto ao público, o auditório Dinah Silveira de Queiroz, que abrigará os principais nomes da Bienal nas sessões: Encontro com Autores e Conexões Jovens, terá, pela primeira vez, senhas com lugares marcados.

A escritora Alyson Noël também estará presente a Bienal do Livro Rio 2011



O Rio Centro fica na Avenida Salvador Allende, 5.555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. agora clique aqui e visite o site da Bienal do Livro Rio 2011 e confira a agenda do evento.

domingo, 21 de agosto de 2011

RAUL SEIXAS O PAI DO ROCK BRASILEIRO


Se fosse vivo teria hoje 66 anos de idade, nos seus 26 anos de carreira gravou 21 discos.
----------------------------------------
Raul Santos Seixas nasceu me Salvador (BA) em 28 de junho de 1945 e faleceu em São Paulo há exatos 22 anos, em 21 de agosto de 1989, foi compositor e alcançou a fama como cantor, frequentemente considerado um dos pioneiros do rock brasileiro. Também foi produtor musical da CBS durante sua estada no Rio de Janeiro, e por vezes é chamado de "Pai do Rock Brasileiro" e "Maluco Beleza".
Sua obra musical é composta de 21 discos lançados em seus 26 anos de carreira e seu estilo musical é tradicionalmente classificado como rock e baião, e de fato conseguiu unir ambos os gêneros em músicas como "Let Me Sing, Let Me Sing". Seu álbum de estreia, Raulzito e os Panteras (1968), foi produzido quando ele integrava o grupo Os Panteras, mas só ganhou notoriedade crítica e de público com as músicas de Krig-ha, Bandolo! (1973), como "Ouro de Tolo", "Mosca na Sopa", "Metamorfose Ambulante". Raul Seixas adquiriu um estilo musical que o creditou de "contestador e místico", e isso se deve aos ideais que vindicou, como a Sociedade Alternativa apresentada em Gita (1974), influenciado por figuras como Aleister Crowley.
Raul se interessava por filosofia (principalmente metafísica e ontologia), psicologia, história, literatura e latim e algumas crenças dessas correntes foram muito aproveitadas em sua obra, que possuía uma recepção boa ou de curiosidade por conta disso. Ele conseguiu gozar de uma audiência relativamente alta durante sua vida, e mesmo nos anos 80 continuou produzindo álbuns que venderam bem, comoUah-Bap-Lu-Bap-Lah-Béin-Bum! (1987) e A Panela do Diabo (1989), esse último em parceria com Marcelo Nova, e sua obra musical tem aumentado continuamente de tamanho, na medida que seus discos (principalmente álbuns póstumos) continuam a ser vendidos, tornando-o um símbolo do rock do país e um dos artistas mais cultuados e queridos entre os fãs nos últimos quarenta anos.
Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Raul Seixas figurando a posição 19ª, encabeçando nomes como Milton Nascimento, Maria Bethânia, Heitor Villa-Lobos e outros. No ano anterior, a mesma revista promoveu a Lista dos Cem Maiores Discos da Música Brasileira, onde seu Krig-ha, Bandolo! de 1973 atingiu a 12ª posição, demonstrando que o vigor musical de Raul Seixas continua a ser considerado importante hoje em dia.
Fonte: Wikipedia, Rolling Stone.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O HUMANISTA

Hoje é dia 19 de agosto, em todo o mundo se comemora o Dia do Humanista, então, para abrilhantar esta sexta-feira eu resolvi trazer uma leitura,ilustrando exatamente o humanista.
Gandhi, um dos maiores humanistas da história moderna
HUMANISMO é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior. Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao anti-clericalismo herdado dos filósofos Iluministas do século XVIII. O termo abrange religiões não teístas organizadas, o humanismo secular e uma postura de vida humanista.
Humanistas famosos são entre outros Gianozzo Manetti, Marsílio Ficino, Erasmo de Roterdão, Carlos Bernardo González Pecotche, Francesco Petrarca, François Rabelais, Pico de La Mirandola, Thomas Morus, Andrea Alciati, Auguste Comte.

O humanista Karl Marx
O HUMANISTA MARXISTA é uma linha interpretativa de textos de Karl Marx, geralmente oposta ao materialismo dialético de Engels e de outras linhas de interpretação que entendem o marxismo como ciência da economia e da história.

São vertentes do humanismo: os humanistas seculares, religiosos, renascentistas, positivista comtiano, logosófico,

Fonte: wikipedia

segunda-feira, 4 de julho de 2011

sábado, 25 de junho de 2011

ONU RECOMENDA TOLERÂNCIA ZERO NO COMBATE À CORRUPÇÃO NO BRASIL

Relatório da Junta de Entorpecentes sugere rigor no combate ao crime


A JIFE (JUNTA INTERNACIONAL DE FISCALIZAÇÃO DE ENTORPECENTES), órgão das ONU (ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS), recomendou recentemente que o Brasil adote uma postura de "TOLERÂNCIA ZERO" no combate à corrupção.
A recomendação faz parte do o Relatório 2010 da JIFE, que também concluiu que a CORRUPÇÃO É UM DOS PRINCIPAIS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DO TRÁFICO DE DROGAS NO MUNDO. Segundo o estudo, as áreas de narcotráfico intenso costumam apresentar elevados índices de violência e corrupção.
De acordo com a junta da ONU, as ações adotadas pelo Brasil no combate à corrupção estão de acordo com o recomendado, mas que sempre é possível ir além. O representante do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil, Bo Mathiasen, comentou a situação do Brasil.
“O Brasil está cumprindo as metas delimitadas dentro do controle internacional de drogas. Mas todos os países têm que adotar uma série de medidas para prevenir e também para investigar e, por fim, punir ou criar um regime de disciplina contra a corrupção.”
Na prática, a ONU aconselha a TRANSPARÊNCIA NOS ÓRGÃOS DO GOVERNO E MECANISMOS DE CONTROLE – como controle rigoroso das contratações, auditorias internas e externas e boa remuneração dos servidores.
“Para isso no combate à corrupção é importante observar a maneira de contratar as pessoas, a maneira de pagar as pessoas- pagar bem as pessoas- fazer investigações internas e externas. A própria transparência do trabalho das instituições também é importante para prevenir e combater a corrupção.”
Em relação às boas iniciativas brasileiras, o representante da ONU citou a OPERAÇÃO GUILHOTINA.
“Posso citar a Operação Guilhotina, mas tenho que ressaltar que é uma investigação, então não se pode apontar culpados ainda. Mas é importante notar que essa operação certamente demonstra uma vontade e uma determinação do poder público de encontrar os possíveis casos de corrupção da polícia no Rio de Janeiro.”
A Operação Guilhotina, realizada pela Polícia Federal no Rio de Janeiro, prendeu 43 pessoas, e derrubou o chefe de Polícia Civil, delegado ALLAN TURNOWSKI.
Fonte: R7

sexta-feira, 24 de junho de 2011

A AUTO-ESTIMA

Recebi há poucos dias este texto por e-mail, o mesmo me foi enviado por uma amiga assistente social Lucimar Carvalho, a quem quero muito agradecer pela qualidade do trabalho do Dr. Meil Hamilton


Dr. Neil Hamilton Negrelli Junior 

“A auto-estima pode ser definida como a avaliação objetiva, honesta e favorável da própria pessoa que influencia todas as suas experiências e a sua qualidade de vida." Karim Khoury 

A auto-estima é um item fundamental na vida de uma pessoa, ela influencia diretamente nossas ações. É necessário possuir uma boa auto-estima para possuir segurança em enfrentar desafios, formular objetivos, conquistar metas. Uma baixa auto-estima trará resultados negativos, pois ela gerará sentimentos como insegurança, timidez exagerada e em alguns casos até atitudes destrutivas. É importante nos preocuparmos em manter nossa auto-estima na medida certa. Uma auto-estima elevada demais também poderá trazer resultados negativos. 

A auto-estima é o valor que a pessoa atribui para ela mesma. Possuímos em nossa vida vários aspectos que a compõem: profissional, pessoal, afetivo, familiar, intelectual, físico, etc. São inúmeros aspectos e para cada um deles damos um determinado peso. Para algumas pessoas o aspecto familiar possui o maior peso, para outras é o aspecto intelectual. O peso dado para cada aspecto varia de pessoa para pessoa. Todos nós avaliamos cada aspecto de nossa vida e essa avaliação nem sempre é feita conscientemente, na maioria das vezes, essa avaliação é feita inconscientemente. Cada aspecto possuirá, então um determinado peso, e cada aspecto possuirá também uma nota. 

Aspecto familiar Peso x A pontos 
Aspecto profissional Peso y B pontos 
Aspecto físico Peso w C pontos 
Aspecto social Peso p D pontos 
Aspecto financeiro Peso k E pontos 
Aspecto afetivo Peso z F pontos 
Etc etc G pontos 
Auto-estima resultado 

A média final que você terá de todos os aspectos da sua vida é que dará resultado a sua autoestima. Se você estiver com um bom resultado em todos os aspectos, terá uma boa média e por conseqüência uma boa autoestima. Já pelo contrário, se você não estiver bem com algum, ou alguns aspectos de sua vida, a média final não será satisfatória e você terá também problemas com sua autoestima. Ela é o que você pensa de um modo geral sobre cada aspecto de sua personalidade. É muito importante sabermos lidar com nossa autoestima. A autoestima adequada te fortalece frente a obstáculos, faz você progredir. São inúmeras as vantagens de quem possui uma autoestima adequada: 

● Uma autoestima adequada nos fortalece perante as adversidades da vida; 
● Uma autoestima adequada nos mantém mais criativos perante nossos trabalhos; 
● Uma autoestima adequada nos estimula na procura de novas experiências; 

São realmente várias vantagens que a autoestima traz. Esse fator pode ser julgado sem importância pela maioria das pessoas, mas devemos estar sempre atentos para ele. Sempre que possível faça uma avaliação de como estão suas notas. Se em determinado aspecto sua nota não estiver satisfatória procure pensar qual é o motivo específico que está a deixando dessa forma e procure trabalhar para que sua média esteja sempre adequada. É importante uma avaliação pessoal constante para manter uma autoestima adequada. 

Influências na autoestima 

É importante saber que as pessoas de nosso convívio influenciam diretamente em nossa autoestima, assim como, da mesma maneira, influenciamos na autoestima dessas pessoas. 

Ouvimos em vários momentos de nosso dia comentários sobre nossa pessoa. Para alguns comentários que ouvimos, damos imensa importância. Para outros, mal damos ouvidos. Quanto maior for o poder pessoal da pessoa que esta fazendo o comentário, maior será a importância que daremos a ele. Pais, médicos, professores, pessoas por quem temos admiração. Essas são as pessoas que normalmente possuem um poder pessoal grande. Esses comentários podem ser elogios, comentários positivos, ou críticas. As críticas podem ser construtivas em muitas situações, porém não em todas. É importante sabermos com o que devemos nos preocupar. Essa é uma vantagem de quem tem uma autoestima adequada. Essa pessoa sabe filtrar o que deve levar para benefício próprio e descartar o que sabe que não será proveitoso para ela. É comum a pessoa distorcer a autoestima para mais, ou para menos. Importante atentar-se para esse ponto. A autoestima deve ser adequada. Ela não deve ser distorcida. 

Da mesma maneira com a qual as pessoas influenciam em nossa autoestima, nós também influenciamos na autoestima das pessoas. É preciso tomar cuidado com o que falamos para uma pessoa e com a maneira que falamos com ela. O ser humano necessita de reconhecimento. Por isso precisamos prestar reconhecimento da mesma maneira que necessitamos ser reconhecidos. 

Distorções da autoestima 

Como foi dito anteriormente é comum o ato de distorcer a autoestima. Acontece com muitas pessoas de achar que quanto maior a autoestima melhor, mas tanto a autoestima distorcida para menos quanto a autoestima distorcida para mais pode causar problemas. 

A autoestima elevada demais faz com que uma pessoa imagine que é superior a outras.Esse tipo de pessoa considera que sabe tudo e não se permite aprender com os outros. Se uma garrafa estiver fechada, nem as águas de uma forte cachoeira conseguem enchê-la. Todos nós possuímos os mesmo recursos sendo assim, não é possível haver uma pessoa superior à outra. Somos seres em evolução o que quer dizer que ainda não somos perfeitos e temos muito a aprender com o próximo. 

Críticas surgem em nossa vida freqüentemente.É preciso estar com uma autoestima adequada para saber o que será aproveitado para o seu desenvolvimento e o que será descartado. Muitas coisas serão descartadas, porém muitas serão aproveitadas e mais que isso, muitas serão necessárias para o desenvolvimento pessoal. Uma pessoa com uma a autoestima elevada demais descarta todas as possibilidades. Ela acha que não precisa ouvir nada porque já é melhor do que a pessoa que está falando, pior do que isso, ela costuma jogar a culpa em outras pessoas. Colocar a culpa nos outros é uma maneira tola de proteger a autoestima. Essa pessoa que se julga superior começa a ter comportamentos que a distanciarão de demais pessoas. Ela se torna uma essoa arrogante, prepotente. Chegará um determinado momento que essa pessoa vai se ver sozinha. Portanto a autoestima distorcida para mais também traz resultados negativos. 

A autoestima distorcida para menos faz com a pessoa se sinta inferior, incapaz. Pode causar uma autopiedade, o que é a pior coisa que você pode sentir por você mesmo. A pessoa perde o amor próprio. Esse tipo de situação vai levar a pessoa a deixar de ter cuidados com ela mesma. Mais grave, essas atitudes podem levar a condutas de autodestruição, como alcoolismo, drogas e forte depressão. 

Muito importante manter a autoestima adequada. Ela faz parte da saúde do ser humano. Um ser humano saudável é um ser humano feliz. Podemos perceber assim a íntima relação entre mente e corpo. Mente e corpo estão intimamente ligados. 

*Dr. Neil Hamilton Negrelli Junior é médico formado pela USP. Membro da Sociedade Pan-Americana de Trauma. Empresário há 25 anos com foco em Formação de Equipes e Liderança. Master Practitioner e Trainer em PNL. Presidente do INEXH e presidente da Sociedade Brasileira de Neurociência.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Celular mata eletrocutado homem de 25 anos


Indiano morreu ao tentar fazer uma ligação de seu aparelho.


Produtos falsificados também podem causar morte (Fonte da imagem: PRLog)
Todo mundo sabe que produtos falsificados podem causar danos aos seus usuários, tanto financeiros quanto físicos. Mas poucos esperam morrer por causa da baixa qualidade de construção de tablets e celulares popularmente conhecidos como "xinglings".
Morador do distrito de Panchmahal, na Índia, o jovem Dhanji Damor morreu ao usar um celular chinês falsificado. Damor foi eletrocutado ao tentar realizar uma ligação enquanto o telefone estava sendo carregado. 
Essa não foi a primeira vez em que algo assim aconteceu na Índia. Em 2010, uma mulher sofreu um acidente similar: Andhra Pradesh recebeu um choque ao tentar carregar o seu celular e acabou também falecendo.
Os "xinglings" costumam ser famosos por apresentarem problemas sérios com a bateria, que não é construída e testada adequadamente. Muitas vezes, esses eletrônicos acabam até mesmo sendo confiscados pelo governo indiano devido à má qualidade. Vale lembrar que muitos desses produtos são comercializados também no Brasil.


A crise operacional, financeira e institucional que afeta os Correios

Por Evandro Brasil  Correios: A crise dos Correios não aconteceu por acaso nem pode ser explicada por um único fator. Ela é resultado da co...