Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2011

DUQUE DE CAXIAS! A MELHOR CIDADE DO MUNDO PARA SE VIVER

"Isso mesmo. Essa é a minha opinião. Essa é a minha cidade."
Praça do Pacificador, mais uma homenagem ao Patrono do
Exercito Brasileiro Duque de Caxias, a Praça para um teatro e uma
Biblioteca Pública e está localizada no Centro Comercial do
Município às margens da Avenida Governador Leonel de
Moura Brizola e a Avenida Plínio Casado.

Duque de Caxias é uma cidade localizada na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, local mais conhecido como Baixada Fluminense. A nossa população atualmente, segundo o IBGE é de 855.046 habitantes. Nossa extensão territorial é de 464.573 Km² e limitamos nosso território entre os municípios de Magé, Petrópolis, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti e Rio de Janeiro.
Aqui nasceu o patrono do exército brasileiro. Filho do Brigadeiro e Regente do Império Francisco de Lima e Silva e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, Luís Alves de Lima e Silva nasceu em 1803 na Fazenda São Paulo - Porto Estrela. Mais tarde sendo condecorado com o título de Duque de Caxias, como se tornou mais conhecido. Ingressou no exercito ainda aos 5 anos de idade, o que naquela época era um privilegio concedido aos filhos dos nobres. Em 1832, após ser promovido a Tenente-Coronel assume o Comando de Guardas Municipais Permanentes, equivalente hoje a Polícia Militar do Estado do Rio de janeiro.
Os rios e canais hoje assoreados e com baixa capacidade de captação e volume de água por décadas foram navegáveis. Desta época herdamos apenas os problemas ambientais gerados pelo desenvolvimento urbano, não sobraram nem mesmo os "catamaraes". Estes por sinal ficaram apenas nas promessas do Deputado Federal Alexandre Cardoso, que no inícios dos anos 90 havia prometido ligar Duque de Caxias a Praça XV, e a Niterói por meio do transporte fluvial das Barcas S.A. Uma promessa que ele fez ser esquecida no tempo. O assoreamento dos rios e canais, somados a ocupação irregular do Polder do São Bento atualmente são os grandes responsáveis pelos riscos de enchentes que algumas regiões do município enfrenta.
A Freguesia do Pilar foi um dos primeiros povoados da região, onde até os dias atuais está erguida a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, um patrimônio tombado pela Unesco. A paróquia do Pilar está ao lado do Cemitério do Pilar e às margens do Rio Calombé. E por falar no Rio Calombé, esse é mais uma vitima dos dejetos industriais, da ocupação irregular e contaminação do lençol freático. Mas é certo afirmar que a população da região vem sendo orientada e capacitada para combater o avanço da degradação, os maiores vilões da poluição hídrica ainda são as industrias que se instalam no local sem que o poder executivo adeque as condições necessárias para o funcionamento das mesmas. Na contra partida as empresas geram empregos e recolhem seus impostos na região, e com isso, o poder executivo do nosso município, prefere não fiscalizar para não ter que penalizar. A solução é investir em obras de infra-estrutura em saneamento ambiental e estação de tratamento de água e esgoto.
Durante a gestão do governador de Leonel Brizola foram construídos 42 Brizolões com a proposta de atender crianças e adolescentes com a educação em tempo integral, oferecendo educação, assistência médica, odontológica, alimentação, acesso a prática de esportes, segurança e cursos técnicos. Uma ação que os governantes seguintes, tentavam apagar da memória do nosso povo, eles tentaram até mesmo trocar os nomes dos CIEP's, mas não deu certo, a população reconhece que os Brizolões deveriam funcionar hoje, como foram idealizados em projeto original por Brizola e Darcy Ribeiro. "Alguém já ouviu falar um Brizolão caiu? ou que um Brizolão tremeu ou rachou?" frase citada por Cidinha Campos há aproximadamente 30 dias.
O Deputado Federal Manuel Reis propôs a criação do Distrito de Duque de Caxias. Já em 14 de março de 1931, o interventor Plínio de Castro Casado cria o Distrito de Duque de Caxias por meio do Decreto estadual 2.559, com seda na antiga Estação de Meriti, pertencente ao então município de Nova Iguaçu. Nossa autonomia administrativa e política vem a partir do Decreto Lei 1.055 de 31 de dezembro de 1943, elevando nossa região a categoria de município, recebendo o nome que viria homenagear o Patrono do Exercito Brasileiro, ex-senador e ex-primeiro ministro Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Então é fato dizer que nos próximos dias completaremos 68 anos de emancipação política.
Mesmo com todos os problemas que o nosso município enfrenta, nosso povo, ou melhor, a população duquecaxiense, é alegre, acolhedora, amiga, esperançosa, fraterna, hospitaleiro etc. Aconselho a você, que seja "Caxias também".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.