Páginas

domingo, 25 de setembro de 2011

VEREADORES ELEITOS PARA REPRESENTAR O POVO, PREFEREM REPRESENTAR O PREFEITO E AS EMPRESAS CONCESSIONÁRIAS DE SERVIÇOS PÚBLICOS

O papel de um vereador vai além de legislar, ou melhor, vai além de participar das reuniões plenárias que em Duque de Caxias acontecem no final das tardes das terças e quintas-feiras. Observem que troquei no texto, o termo, "legislar" por "participar das reuniões plenárias." Não troquei por acaso, pois, dos 21 vereadores da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, poucos tem justificado o salário que recebem. É sabido, no meio político, que cada um desses vereadores, além dos seus salários, ainda administram os recursos para a manutenção dos seus gabinetes, como: salários dos seus assessores, suprimentos etc. Somando-se estes valores podem chegar próximo de 100 mil reais por mês. Não bastasse essas cifras, alguns ainda se sujeitam a receber os já populares "mensalões".


Os vereadores são eleitos pelo voto direto para cumprir um mandato de 4 anos, no processo eleitoral, o povo vai as urnas escolher os seus representantes para o Poder Executivo e Legislativo, portanto, os vereadores são eleitos para representar o povo; para fazer valer a vontade daqueles que o elegeram. 


É papel do vereador, elaborar leis; fiscalizar o cumprimento das leis, por parte do Poder Executivo, mas também do Poder Judiciário; das empresas concessionárias de serviços públicos; e também das empresas privadas em geral; assim como dos próprios munícipes. Mas ao contrário, a maioria, ou melhor, mais da metade deles, ao se elegerem procuram o prefeito com o pires na mão: "Sabe como é né, Sr. prefeito, eu gastei muito nestas eleições, quero contribuir com o seu governo..." e aí começa a pedição: cargos, dinheirinho por fora, indicação de empresa para patrocinar o centro social etc. Obedecendo a regra, de que tem que se dar bem, eles desviam-se do propósito ao qual foram eleitos, se corrompem e submetem a aprovar sem discutir, todas as mensagens que o prefeito encaminha a Câmara de Vereadores, por mais lesiva e leviana que ela seja.


"Durante o estopim da crise em Duque de caxias, que culminou com o cancelamento do contrato de prestação de serviços da empresa Delta, os vereadores da base governista, ocupavam a tribuna do Plenário para dizer que a prefeitura não devia nada; ou pior, que o prefeito não pagava porque o Washington não deixou o dinheiro. Isso quase 3 anos após o Washington ter saído do governo."  Desde o início do seu governo o Zito vem fazendo alterações no Plano Diretor sem consultar o Conselho Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Conselho da Cidade), alterando inclusive o artigo que traz esta afirmativa. O mais curioso é que mais uma vez a mensagem com a alteração foi encaminhada a Câmara e os vereadores alteraram sem se quer, consultar o referido Conselho. Concluindo, para os vereadores acertados com o prefeito, basta o prefeito encaminhar uma mensagem que ela é aprovada sem que se haja discussão da matéria.


"Enquanto isso: a secretaria municipal de habitação, desenvolve um plano de habitação, passando por cima do Conselho da Cidade e colocando a mesa, instituições que não são do município. Isso amparado pela brecha que o prefeito deu ao alterar o Plano Diretor. Imaginem o que ainda há de vir"


Cada um dos cidadãos duquecaxienses, deveriam ao menos 1 vez por semestre visitar a Câmara de Vereadores a assistir uma sessão plenária. Rapidamente o cidadão vai perceber se votou certo ou errado nas ultimas eleições. Mas cuidado as vezes eles conseguem enganar-nos por meio dos seus calorosos discursos.


AS COMISSÕES DA CÂMARA DE VEREADORES
Muita gente não sabe, mas os trabalhos internos da Câmara de Vereadores são realizados por meio de comissões. Isso mesmo, então, tenha em mente: "Quando o transporte público vai mal, é responsabilidade da Comissão de Transportes fiscalizar; o mesmo prevalece nas questões de ordem ambiental; de educação etc". Isso significa dizer também que o vereador tem que cumprir expediente todos os dias, ao contrário do que ocorre. A maioria dos Edis (do singular Edil, antigo magistrado romano que se encarregava da inspeção e conservação dos edifícios públicos) chegam a Câmara na hora das seções plenárias sem ao menos estudar a matéria. Outros ocupam a tribuna para fazer homenagem ao empresário A ou B; para afirmar que o prefeito Zito é bonitinho; para elogiar o deputado federal dono do Botequim da Esquina; Daí pra não perder a oportunidade outros ocupam para falar que o ex-prefeito Washington Reis fez um discurso bonito na Câmara Federal; e blá, blá, blá. 


Nesta discussão, o povo, continua em segundo plano. O verdadeiro dono da riqueza produzida em nosso município é deixado de lado. Mas temos que ter consciência de que a mudança é uma realidade, e só depende de nós. Escolher bem o nosso representante, é não vender o seu voto. Não trocar o seu voto por uma cesta básica, por um atendimento assistencialista nos centros sociais etc. Outro erro, é votar naquele que você acha que vai ganhar. 


O voto é um direito que foi adquirido por muita luta, ou você acha que a Ditadura Militar deixaria o "poder" se não fosse pela pressão imposta pelo movimento estudantil, pelo movimento sindical, pelo movimento feminino... pelo povo? Preserve esse direito, com ele em nossas mãos as coisas são difíceis imagine sem ele. Os governantes se auto nomeando e dirigindo as nossas vidas sem que possamos se quer manifestar a nossa vontade. 


FIQUE ATENTO, DIGA NÃO A CORRUPÇÃO
Essa é a nossa grande missão. As vezes caminhamos pelas ruas da nossa cidade e vemos pessoas dormindo embaixo das marquises, nas portas dos comércios, vemos crianças no sinal de transito jogando limões para o alto, deixamos de passar em determinados trechos das ruas por serem locais onde constantes assaltos acontecem, somos desrespeitados nos ônibus, vemos o lixo jogado nas ruas, vemos a falta de medicamentos e os precários atendimentos nos hospitais e postos de saúde... e nos perguntamos: "Será que ninguém está vendo isso? Porque não damos um jeito nisso?". Caro leitor, infelizmente tudo que vemos, as autoridades também vêem, e, nada é feito porquê? Não na totalidade, mas na maioria dos casos isso acontece em função da "corrupção".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.