sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O HUMANISTA

Hoje é dia 19 de agosto, em todo o mundo se comemora o Dia do Humanista, então, para abrilhantar esta sexta-feira eu resolvi trazer uma leitura,ilustrando exatamente o humanista.
Gandhi, um dos maiores humanistas da história moderna
HUMANISMO é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. É uma perspectiva comum a uma grande variedade de posturas éticas que atribuem a maior importância à dignidade, aspirações e capacidades humanas, particularmente a racionalidade. Embora a palavra possa ter diversos sentidos, o significado filosófico essencial destaca-se por contraposição ao apelo ao sobrenatural ou a uma autoridade superior. Desde o século XIX, o humanismo tem sido associado ao anti-clericalismo herdado dos filósofos Iluministas do século XVIII. O termo abrange religiões não teístas organizadas, o humanismo secular e uma postura de vida humanista.
Humanistas famosos são entre outros Gianozzo Manetti, Marsílio Ficino, Erasmo de Roterdão, Carlos Bernardo González Pecotche, Francesco Petrarca, François Rabelais, Pico de La Mirandola, Thomas Morus, Andrea Alciati, Auguste Comte.

O humanista Karl Marx
O HUMANISTA MARXISTA é uma linha interpretativa de textos de Karl Marx, geralmente oposta ao materialismo dialético de Engels e de outras linhas de interpretação que entendem o marxismo como ciência da economia e da história.

São vertentes do humanismo: os humanistas seculares, religiosos, renascentistas, positivista comtiano, logosófico,

Fonte: wikipedia

Um comentário:

Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.

A Divergência Ideológica é um Pilar da Democracia — Mas o Ódio na Política é Inaceitável

Evandro Brasil, opinião sobre a divergência ideológica e o ódio na política  Por Evandro Brasil  Política:  Vivemos um momento delicado no B...