terça-feira, 28 de junho de 2022

Evandro Brasil lembra o Dia Mundial do Orgulho LGBTIA+ e da Diversidade

Imagem de arquivo: A Voz da Serra

O Dia do Orgulho Gay o Orgulho da Diversidade é motivo de orgulho a identidade de cada um, mas, também de celebrar a luta contra os preconceitos e contra as discriminações pressionando as autoridades e o poder público a garantir direitos de cidadania dos gays, lésbicas, travestis, transexuais, bissexuais, pansexuais etc.

Em boa parte do mundo, há algumas décadas atrás, era proibido aos não heteros se reunirem em locais públicos, as relações entre pessoas do mesmo sexo eram criminalizadas. 

No dia 28 de junho do ano de 1969, sob respaldo da Lei ocorreu, na cidade de Nova York, uma violenta abordagem policial em um bar chamado Stonewall Inn, na ocasião a policia tentou violentamenta efetivar a prisão de 13 pessoas. O abuso da força na abordagem fez despertar a  revolta na comunidade local, que enfrentou a polícia dando início a um ato de rebeldia, sendo a partir de então chamada a Rebelião de Stonewall. 

Uma série de mobilizações se sucederam reunindo cada vez um número maior de pessoas em diferentes pontos da cidade. Embora tenham sido ações violentas elas deram grande visibilidade a população LGBT.

A primeira parada Gay nos EUA ocorreu um ano após esta trágica ocorrência em um percurso de 4,5 Km do Bar Stonewall Inn até o Central Park, consagrando assim do dia 28 de junho como o Dia Mundial do Orgulho LGBTQIA+ ou do Orgulho Gay. Há época os organizadores informaram a imprensa que a concentração no Stonewall Inn haviam 3 mil pessoas e que no Central Park chegaram a reunir cerca de 20 mil manifestantes.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

Renata Costa da Bancada do Livro é, talvez, a maior referencia da educação e da leitura em nosso país.

Alexandre Laranjeira, militante do Cidadania que vem trabalhando duro por esta parceria, 
Renata Costa e Evandro Brasil.


O professor Evandro Brasil recebeu em São João de Meriti, um de seus redutos eleitorais, algumas lideranças políticas, comunitárias, dirigentes partidários e amigos. Na ocasião ele anunciou sua pretensão em disputar nas eleições que se aproxima uma das cadeiras da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Dentre os participantes esteve presente a amiga correligionária Renata Costa.

Renata Costa é pré-candidata a deputada federal e faz parte bancada do livro. Renata é uma profunda conhecedora do universo da leitura seu trabalho é conhecido e respeitado não somente no Estado do Rio de Janeiro, como também em boa parte do Brasil. Renata nos informa que a Baixada Fluminense é uma das regiões onde há maior aproveitamento nas campanhas de e livros e leituras e também na implantação das bibliotecas comunitárias.

Renata teve a oportunidade de se dirigir aos presentes contando um pouco da sua história e, também, da sua experiência e a sua estratégia no contexto político para ampliar a rede de leitura e principalmente garantir recursos para o impulsionamento da educação em nosso Estado e em nosso país.

Com a palavra o professor Evandro Brasil, acompanhado de Ricardo Rangel, Luiz Novaes e Antônio Nascimento


“Conheço a Renata Costa há pouco tempo, ela é uma colega de partido e, eu como educador fui tocado pela sensibilidade de seu trabalho. Renata Costa da Bancada do Livro é, talvez, a maior referencia da educação e da leitura em nosso país.”
Finalizou o professor Evandro Brasil.    

Ricardo Rangel tem a capacidade, a articulação e a maturidade para que possamos dar dignidade ao povo brasileiro.

Ricardo Rangel fala aos presentes ao seu lado esta Vidal da AVA, Evandro Brasil, 
Renata Costa, Antônio Nascimento e Fagner Leite


O pré-candidato a deputado federal Ricardo Rangel participou na noite do sábado dia 25 de junho de um encontro com lideranças políticas da Baixada Fluminense, o evento foi promovido pelo pré-candidato a deputado estadual professor Evandro Brasil e, aconteceu no bairro Jardim Sumaré em São João de Meriti. O evento contou com a participação de várias lideranças políticas e também comunitárias.

Ricardo Rangel que é colunista da Veja pode ilustrar a todos os presentes um pouco da sua trajetória desde a sua juventude até os dias atuais, vale ressaltar que seu pai foi vitima da perseguição, opressão e da violência por parte do poder autoritário que governou o nosso país por mais de 2 décadas no século passado.


Evandro Brasil fala aos presentes e ao seu lado estão Luiz Novaes e Antônio Nascimento


“Eu hoje estou rodeado pelo que há de melhor na política do nosso Estado. O Ricardo Rangel, eu tive a oportunidade de conhecer ainda lendo as suas colunas no site do Jornal O Globo e mais recente na Veja e, confesso que, vi muita coerência naquilo que manifesta por meio de seus editoriais e tenho a certeza de que precisamos muito do seu conhecimento e das suas relações para ajudar a colocar o Brasil nos eixos. Ricardo tem a capacidade, a articulação e a maturidade para que possamos dar dignidade a nossa gente por meio da sua atuação parlamentar na Câmara dos Deputados Federais.”
 Finaliza o professor Evandro Brasil.  

Luiz Novaes comparece a encontro promovido pelo professor Evandro Brasil e encanta a todos com a sua história de vida

Com a palavra Luiz Novaes e na mesa estão: Renata Costa, Ricardo Rangel, Evandro Brasil, 
Antônio Nascimento e Fagner Leite

Em evento ocorrido na noite de sábado, 25 de Junho no Jardim Sumaré, região localizada em São João de Meriti recebemos a visita do pré-candidato a deputado federal Luiz Novaes. Luiz que é empresário e por 3 vezes foi eleito deputado estadual, além de ser um grande amigo é também um grande e antigo parceiro do professor Evandro Brasil.

Luiz encantou a todos presentes durante o seu pronunciamento ao falar um pouco da sua história de vida, desde garoto quando foi obrigado a viver nas ruas, passando pelo seu desenvolvimento na adolescência que foi pautada pelo trabalho duro, sua relação com os pais, passando ainda por sua relação com o ex-governador Leonel de Moura Brizola até os dias atuais.

Professor Evandro Brasil pré-candidato a deputado estadual e a seu lado Antônio Nascimento

“Em algumas pessoas a política esta presente em nas artérias e pulsa no ritmo do coração. Luiz Novaes é desses que carrega a política com a emoção daquele que tem a sensibilidade para entender as necessidades das pessoas mais humildes e, também, com a razão, a ética e a moral. Luiz é um republicano que ama o que faz respeita as pessoas em sua individualidade. Luiz Novaes é uma amizade verdadeira que carrego comigo já a algumas décadas.” Assim define o professor Evandro Brasil.


Acompanhe o professor Evandro Brasil nas redes sociais:

https://instagram.com/evandrobrasil.oficial

https://twitter.com/EBrasil12

https://facebook.com/evandrobrasil.oficial 


segunda-feira, 20 de junho de 2022

Para o professor Evandro Brasil os serviços da SuperVia causam uma grande insatisfação nos passageiros, sobretudo nos preços altos das tarifas e na regularidade dos horários


No início desta semana (segunda-feira, 20/jun) os moradores da Baixada Fluminense mais uma vez estão enfrentando problemas com os serviços prestados pela SuperVia. De acordo com a empresa no ramal de Japeri os trens circulam com atrasos. Os passageiros são avisados dos atrasos nos intervalos nos trens pelo sistema de áudio das estações.

Matéria publicada hoje no Jornal O Dia informa que já foram aplicadas mais de 6 milhões em multas na empresa por inúmeras irregularidades na prestação desses serviços.

Comentário:

"Desde o processo de privatização da antiga Flumitrens que os serviços dos transportes sobre trilhos da SuperVia não agrada aos passageiros da Baixada Fluminense. Os serviços passaram por algumas transformações positivas quando a frota das composições foi renovada, inclusive sendo reconhecida por todos, mas ao mesmo tempo a sensação de insegurança, a ausência de regularidade dos horários, a superlotação, a falta de mecanismos que inibam os roubos de cabos de energia e os altos preços cobrados nas tarifas são problemas que dificultam a vida das gerando uma forte sensação de insatisfação dos usuários dos serviços."

segunda-feira, 13 de junho de 2022

Hoje o dia de Santo Antonio, padroeiro da cidade de Duque de Caxias

Desde o ano 1970, Santo Antônio é o padroeiro oficial do município de Duque de Caxias. A devoção ao santo é tão forte que o município instituiu um feriado para seu culto, ou melhor, o único da cidade: dia 13 de junho. O ato que definiu o feriado veio através da deliberação nº1543, de 16 de abril de 1970, publicada no Boletim Oficial nº517, de 27 de abril de 1970, assinado pelo então prefeito Moacyr Rodrigues do Carmo.

Os cultos são realizados na Matriz da Paróquia de Santo Antônio, localizada na Avenida Presidente Kennedy, no Centro. A igreja foi construída no dia 13 de junho de 1939, no primeiro distrito.

É difícil encontrar uma paróquia sem alguma capela com a sua imagem. No Brasil, são mais de 500 igrejas que o têm como padroeiro. 


Mas quem foi Santo Antônio?

Fernando de Bulhões nasceu em Lisboa, no dia 15 de agosto de 1195, e recebeu o nome de Antônio quando passou da Ordem de Santo Agostinho para a Ordem de São Francisco em 1220, em Pádua, na Itália. É por isso que ele é conhecido tanto como Santo Antônio de Lisboa quanto como Santo Antônio de Pádua.

Santo Antônio dedicou a vida à religião. De saúde frágil, ele levou uma vida humilde e se sustentou apenas com o necessário. Ao santo são creditados alguns milagres, como o do peixe. Ele fez surgir milhares deles ao pregar para as águas, uma vez que os homens não quiseram ouvi-lo. À beira do Mar Adriático, na foz do Rio Marecchia, o religioso fez surgir milhares de peixes para espanto da população.

Conta-se que alguns pobres bateram à porta do convento onde se encontrava Santo Antônio, na época em que foi eleito provincial dos franciscanos do norte da Itália. Eles estavam famintos e queriam pão. O cozinheiro disse que não poderia atender ao pedido, pois faltaria o alimento para a refeição dos frades.

Santo Antônio ouviu o diálogo e ordenou ao cozinheiro: “Dê pão aos pobres que Deus proverá”. Quando os frades entraram no refeitório, encontraram uma cesta repleta de pães. O milagre foi atribuído a Santo Antônio. Daí a tradição da distribuição do “Pão de Santo Antônio”, às terças-feiras, que representa fartura e prosperidade.

Santo Antônio morreu em Pádua, na Itália, a 13 de junho de 1231, sendo uma figura central da Igreja Católica e do pensamento europeu medieval. Desfrutava de tanto prestígio que, dez meses após o seu sepultamento, foi elevado à glória dos altares. Mais tarde, recebeu o honroso título de Doutor da Igreja. No fim da vida, Santo Antônio pregou três anos na França e pode ter sido ali que se tornou cupido.

O casamenteiro

Tanto em Portugal como no Brasil, onde a devoção se instalou no período colonial, basta o pretendente demorar a aparecer, que as mulheres submetem a imagem do santo a “castigos”. Retiram o Menino Jesus, que o santo traz no colo, e só o devolvem quando a graça é alcançada. Outras colocam a imagem com o rosto para a parede, amarram-na ao pé de uma mesa ou a mergulham na água de cabeça para baixo, até serem atendidas. Há também as que arrancam o resplendor (coroa luminosa que se coloca nas imagens dos santos) e o substitui por uma moeda.

Santo Antônio é também, conhecido como o santo das coisas perdidas. Para achar um objeto deve-se rezar o Responso (versículos que se rezam ou cantam alternadamente pelos dois coros, depois dos ofícios divinos; oração a um santo para que apareçam as coisas perdidas ou não sucedam males) de Santo Antônio para encontrá-lo.


Evandro Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram




quarta-feira, 8 de junho de 2022

Para Evandro Brasil os deputados federais estão a serviços dos bancos quando deveriam servir ao povo

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira passada, sob o pretexto de baratear o crédito, um Projeto de Lei que, se for aprovado pelo Senado, permitirá aos bancos e as instituições financeiras penhorem os imóveis utilizados como garantia, mesmo que este seja o único imóvel de uma família. O projete foi encaminhado a Câmara dos Deputados por Paulo Guedes (Ministro da Economia) do governo Bolsonaro (PL) e tem como relator o deputado João Maia do PL do rio Grande do Norte.

A ideia foi apresentada para permitir que um imóvel possa ser usado como garantia de mais de um empréstimo. 

"Na legislação atual, O imóvel familiar só pode ser como garantia do próprio imóvel, sendo impenhorável salvo em caso de descumprimento do financiamento imobiliário, neste caso, podendo ser leiloado. Para casos outros é necessário recorrer à decisão judicial.

O texto do projeto permite que um único imóvel possa ser usado como garantia de vários empréstimos, mas, ao mesmo tempo, autoriza que outros bancos possam penhorar o imóvel que for oferecido como garantia, algo que antes era exclusivo da Caixa Econômica Federal.

Diante das inúmeras críticas proferidas pelos especialistas o governo apenas afirmou que a intensão e facilitar o uso das garantias de crédito, reduzindo custos e juros de financiamento e aumentar a concorrência entre os bancos.

Para controlar a atividade, o governo também cria as Instituições Gestoras de Garantia (IGGs), para que estas avaliem os bens apresentados por uma pessoa ou empresa e diga quanto poderá ser usado como garantia de empréstimo.

De acordo com a medida, juros e prazos relacionados à garantia poderão ser discutidos com diferentes bancos. Desta forma, para ser ser penhorada, a casa necessariamente ser especificada como garantia e o empréstimo ao qual foi relacionada não for pago mediante ao que foi discutido previamente com ao conjunto de bancos a que a dívida está atrelada.

"Quando vejo um projeto de Lei igual a esse tenho a certeza de que mais da metade dos deputados federais hoje não estão a serviço do povo, mas sim do mercado financeiro, dos bancos... Os deputados federais deveriam estar preocupados em garantir que as famílias tenham moradia e não que bancos ou qualquer outra instituição possa retirar as casas das pessoas". Afirma o professor Evandro Brasil.


quarta-feira, 1 de junho de 2022

Cidadania23 em Mesquita promove sarau "Meio Ambiente é Cidadania".

Evento que vai reunir poesia, música, dança e arte, marca o lançamento da 1ª edição do projeto CIDADANIA É MEIO AMBIENTE, que incentiva a distribuição de mudas de plantas, poesia e a música.

No próximo dia 05 de junho, domingo, moradores do bairro Coreia, em Mesquita, farão distribuição de mudas de plantas, próximo do local onde ocorreu a enchente, devido uma tromba d’agua. Além da distribuição das mudas, serão feitos o plantio de mudas e, ainda, os moradores receberão orientações sobre questões ambientais. A data irá marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente e 1ª edição do projeto cultural e ambiental, totalmente colaborativo.

O toque musical ficará por conta da cantora Alê Pinheiro e microfones abertos, que estarão disponíveis para os convidados.

Segundo a Presidente do Cidadania Mesquita, Cleude Lima, o projeto proporciona o desenvolvimento integral de seus participantes em meio a atividades de meio ambiente, culturais e educativas, e sua maior importância está na integração da comunidade no replantio.

O evento terá a participação de personalidades da música, da poesia e do partido Cidadania23 Mesquita e de vários Municípios da baixada.

A culminância será com um abraço coletivo, na casa verde, do Diretor de Meio Ambiente Cidadania Mesquita, Srº Almir Reis, localizada no acesso do Parque Florestal de Nova Iguaçu.

O evento terá a sua concentração as 9h da manhã com ponto de encontro na Praça Brasil, o evento é gratuito e aberto ao público sem restrições de idade. 

Mais informação através do telefone (21) 96242-4079 com Joel Fraga, e-mail: fragajoelapls@gmail.com.


A crise operacional, financeira e institucional que afeta os Correios

Por Evandro Brasil  Correios: A crise dos Correios não aconteceu por acaso nem pode ser explicada por um único fator. Ela é resultado da co...