Pular para o conteúdo principal

Pilar em apuros

Mais uma grande preocupação paira sobre os moradores do Bairro Pilar, 2º Distrito de Duque de Caxias, não bastasse o trauma sofrido à partir das ultimas chuvas.
Memória: Ao final do ano de 2009, a população do bairro do Pilar e Cidade dos Meninos estavam submersos, o prefeito estava em Portugal, e os secretários municipais inertes diante das enchentes nada puderam fazer, ao baixar das águas restou a comunidade do Pillar contabilizar os prejuízos.
Os traumas causados por esta catástrofe ainda não cicatrizaram, estão na memória dos moradores do Pillar. Soma-se a isto os rumores de que o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) teria repassado ao município recursos para prevenção às enchentes e que até a presente data, NENHUMA INTERVENÇÃO teria sido realizada como medida de prevenção.
Não bastasse toda esta preocupação e o medo, hoje urge novas medidas, pois a comunidade sabe que a qualquer momento uma tragédia pode vir a acontecer pois às margens da Avenida Presidente Kennedy, no trecho entre a Igreja de Nossa Senhora do Pilar e a Rodovia Presidente Washington Luiz, a erosão está levando à baixo o barranco de um morro, e na parte superior do morro as "torres de alta tensão" pertencentes a Furnas estão prestes a desmoronar.

Um caso semelhante já ocorre há tempos no Bairro Vila Canaã também em Caxias, onde no Inquérito Civil do Ministério Público Federal, aponta que tais torre de alta tensão são responsáveis pela transmissão de energia para atender as necessidades da Estado do Espírito Santo, serviço este que não pode ser paralisado, e no referido Inquérito a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias é apontada como a grande responsável pela manutenção, fiscalização e prevenção aos riscos de acidente. E no bairro Pilar não pode ser diferente.
 Será que as autoridades do nosso município conseguem ver a dimensão do desastre que a queda de uma destas torres poderá causar, o dano as familias que vivem no entorno. E vale lembrar que na base deste morro também estão o cemitério do Pilar e a Igreja do Pilar, tombado pela UNESCO.
Na foto ao a máquina está retirando o que sobrou de uma das casas que já foram soterradas pela queda da barreira efeito da erosão que tanto preocupa a comunidade do bairro Pilar e também a nós ativistas sociais e ambientalistas.
O curioso é que o bairro do Pilar possui 2 vereadores com mandato em curso e 1 deputado estadual, que juntamente com as autoridades do poder público municipal parecem transitar na Av presidente Kennedy com os olhos bem fechados.
Para falar com Evandro Brasil, envie um e-mail para:  evandrobrasil-rj@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.        A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste. "Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."      A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado. Infraestrutura Educacional       A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo d