Pular para o conteúdo principal

Lixo nas Ruas: A comunidade pede socorro

Hoje (22 de abril de 2010) pela manhã ao seguir para um de meus escritórios passei pela Rua Caio de Carvalho, rua localizada entre a Rua Deputado Soares Filho e a Rua Saldanha da Gama, as margens do Canal Caboclo e em frente a Associação de Moradores do Engenho do Porto.

A fotografia acima fala por si. Se não bastasse o material resultante das árvores outros degetos estão sendo jogados junto ao entulho que sobrou do serviço da prefeitura.

Segundo os moradores a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias enviou equipe ao local a mais de 30 dias para realizar a limpeza no Canal e também serviços de dragagem. O Sr Joaquim Bastos, residente na Rua Pinto Lira disse parecer presente de grego, "o governo traz a limpeza com uma das mãos e deixa o lixo com a outra."
Na semana passada, eu (Evandro Brasil), compareci ao local a fim de verificar a situação e na ocasião, aproximadamente às 8:00 da manhã,  telefonei para a prefeitura no número 2773-6203 e fui atendido por uma funcionária da Secretaria de Governo e pedi para que escrevesse um bilhete para o prefeito e ao final eu me identifiquei e comuniquei a necessidade de concluir a limpeza.
Até hoje como as fotos podem comprovar a limpeza não foi concluida. Os moradores da rua dizem que já telefonaram, já pediram ao caminhão da Delta para retirar o lixo, e que, não sabem mais a quem devem recorrer.

A fotografia acima demonstra mais uma vez a irresponsabilidade da Prefeitura Municipal, da Secretaria de Meio Ambiente e do DLU (Departamento de Limpeza Urbana).
- Sei que a esta hora devem estar falando pelos corredores da prefeitura que eu estou fazendo oposição ao prefeito, mas ao contrário, eu esou colaborando com o prefeito.
A incompetência da Prefeitura, ou melhor, de alguns órgãos da Prefeitura ao deixar este lixo às margens do Canal não só é DESPERDÍCIO DE DINHEIRO PÚBLICO, COMO TOTAL FALTA DE COMPROMISSO COM AS QUESTÕES RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE, pois o lixo que ali está, com as últimas chuvas boa parte certamente retornou às águas do Canal. E se não bastasse, alguns moradores da região ainda não foram contemplados com a Educação Ambiental, pois acabam jogando o lixo domiciliar junto ao lixo da Prefeitura.
Esta situação está exposta na Rua Caio de Carvalho, à poucos metros do Centro Comercial da Cidade de Duque de Caxias.
Estamos recorrendo ao Senhor Prefeito José Camilo Zito que solicite o recolhimento destes degetos e que se possível instale placas informando a comunidade que NÃO se deve jogar lixo neste local.
Imaginem se este serviço tivesse sido concluido, hoje estaríamos aqui para fazer apenas elogios.
Para falar com Evandro Brasil, evie e-mail para: evandrobrasil-rj@hotmail.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.        A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste. "Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."      A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado. Infraestrutura Educacional       A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo d