domingo, 26 de janeiro de 2025

Surto de Norovírus em Cruzeiro de Luxo: Mais de 100 Passageiros Infectados e Alerta da Anvisa

Norovirus faz acender alerta para o risco de contaminação.

Por Evandro Brasil

Saúde Pública: Depois de ler uma matéria no site da CNN com o tema: "Cruzeiro com quase 6,3 mil passageiros tem surto de novovírus; Anvisa monitora", eu resolvi ir atrás da informação, até porque, quem me conhece sabe que tenho profundo interesse por esta área do conhecimento. Leia abaixo o texto que escrevi para que você esteja informado sobre o assunto.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou que está acompanhando um surto de norovírus a bordo do cruzeiro MSC Grandiosa. O vírus altamente contagioso afetou mais de 2% dos passageiros, totalizando 127 casos entre os 6.293 viajantes embarcados.

A detecção do surto ocorreu em 17 de janeiro, quando diversos passageiros começaram a apresentar sintomas de doença diarreica aguda. Amostras clínicas analisadas pela equipe médica do navio confirmaram a presença do norovírus, o mesmo patógeno recentemente identificado em surtos no Guarujá e em várias cidades litorâneas de São Paulo.

Em resposta ao Estadão, a MSC declarou que implementou todas as medidas preventivas para garantir a segurança sanitária a bordo. “Estamos acompanhando de perto os relatos de novos casos entre os passageiros e reforçamos os protocolos de higienização em todas as áreas do navio. Além disso, nossos hóspedes foram instruídos a lavar as mãos regularmente e procurar o Centro Médico caso apresentem sintomas gastrointestinais”, afirmou a empresa.

O norovírus é transmitido, principalmente, por via fecal-oral, quando partículas microscópicas de fezes contaminadas entram em contato com outra pessoa. Isso pode ocorrer por meio da ingestão de alimentos e bebidas contaminados, especialmente a água, ou ao tocar superfícies infectadas e, em seguida, levar as mãos à boca. A transmissão direta entre indivíduos também é frequente, especialmente em ambientes fechados ou com grande concentração de pessoas.

Norovírus é um vírus altamente contagioso que causa gastroenterite aguda, uma inflamação do estômago e intestinos. Os sintomas incluem náuseas, vômitos, diarreia e dores abdominais. O vírus se espalha facilmente através de alimentos e água contaminados, superfícies tocadas por pessoas infectadas e contato direto com indivíduos infectados. A infecção geralmente dura de um a três dias, mas pode ser mais grave em crianças pequenas, idosos e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos. A prevenção envolve boa higiene das mãos, limpeza cuidadosa de superfícies e preparação segura dos alimentos.

As condições ambientais influenciam na disseminação do vírus. Locais com clima quente e intensa movimentação de pessoas, como as praias paulistas durante o verão, criam um cenário propício para a proliferação de surtos, aumentando significativamente o número de casos.

...................

Participe GRATUITAMENTE do novo curso de Hemtologia Descomplicada online e gratuito. Clique aqui e preencha o formulário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.

Jornalismo exige provas, não insinuações

Por Evandro Brasil  Jornalismo:  Nos últimos dias, voltaram a circular matérias e comentários que levantam acusações contra o ministro do Su...