sábado, 25 de julho de 2020

Para o professor Evandro Brasil os politicos de Duque de Caxias devem ter vergonha de olhar nos olhos da população do Jardim Gramacho

Aterro Sanitário de Jardim Gramacho operou durante 34 anos, desde 1978 até o dia 03 de junho de 2012, quando oficialmente parou de receber lixo. Durante esse tempo, foi o maior depósito de lixo da América Latina e o principal da área metropolitana do Rio de Janeiro. Recebeu o lixo dos principais municípios metropolitanos: além do próprio Rio de Janeiro, acolheu detritos de Niterói, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, São João de Meriti, Nilópolis, Queimada e Mesquita. Acumulou entre 60 e 80 milhões de toneladas de lixo.
Após oito anos de seu fechamento, a promessa de revitalização do bairro e a justificativa na melhoria na qualidade de vida dos ex-catadores e moradores da região, jamais saíram da teoria. O aterro fica situado no município de Duque de Caxias, terceiro PIB do Estado e 21º do Brasil, segundo o IBGE.
Essa noticia demonstra com clareza o quanto os políticos da cidade de Duque de Caxias tem desprezo pela população pobre e vulneráveis socialmente. Eu, estava presente na audiência pública na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias que tratou do fechamento deste aterro, e lá estavam representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, o Secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, representantes do prefeito, vereadores, representantes do Inea, do Governo do Estado, da prefeitura do Rio de Janeiro, e a decisão daquela audiência publica nunca foi cumprida. 
Professor Evandro Brasil
"Os políticos de Duque de Caxias devem ter vergonha de olhar nos olhos da população do Jardim Gramacho."
A população do Jardim Gramacho que la estavam presentes, por algum momento acreditaram que suas vidas iriam ser recompensadas pelas 3 décadas de degradação sócio-ambiental que impactaram as vidas de suas famílias, mas o que restou foram algumas migalhas disfarçadas de projetos sociais e muita decepção.
Penso que a população da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro e principalmente de Duque de Caxias tem uma grande divida com esta região e que os governantes precisam ter vergonha dessa gente por não garantir a eles a digna reparação.
Por Professor Evandro Brasil
Este texto foi baseado na publicação: Jardim Gramacho: a Bangladesh que se esconde no Rio de Janeiro. Publicada em 18/03/2020 pelo professor M. Alves. Disponível em: https://diariodorio.com/jardim-gramacho-a-bangladesh-que-se-esconde-no-rio-de-janeiro/ 

2 comentários:

  1. O que eu posso dizer: parabenizo ão professor pela sua iniciativa e coragem. Caxias tem quem confiar!!.

    ResponderExcluir

Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.

Pesquisas Eleitorais: A Máquina de Fabricar Mentiras

Foto de Arquivo: Pesquisa de opinião Por Evandro Brasil Pesquisas:  Elas aparecem em todos os lugares: nos jornais, na TV, nas redes sociais...