Para o professor Evandro Brasil os politicos de Duque de Caxias devem ter vergonha de olhar nos olhos da população do Jardim Gramacho
O Aterro Sanitário de Jardim Gramacho operou durante 34 anos, desde 1978 até o dia 03 de junho de 2012, quando oficialmente parou de receber lixo. Durante esse tempo, foi o maior depósito de lixo da América Latina e o principal da área metropolitana do Rio de Janeiro. Recebeu o lixo dos principais municípios metropolitanos: além do próprio Rio de Janeiro, acolheu detritos de Niterói, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, São João de Meriti, Nilópolis, Queimada e Mesquita. Acumulou entre 60 e 80 milhões de toneladas de lixo.
Após oito anos de seu fechamento, a promessa de revitalização do bairro e a justificativa na melhoria na qualidade de vida dos ex-catadores e moradores da região, jamais saíram da teoria. O aterro fica situado no município de Duque de Caxias, terceiro PIB do Estado e 21º do Brasil, segundo o IBGE.
Essa noticia demonstra com clareza o quanto os políticos da cidade de Duque de Caxias tem desprezo pela população pobre e vulneráveis socialmente. Eu, estava presente na audiência pública na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias que tratou do fechamento deste aterro, e lá estavam representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública, o Secretário de Meio Ambiente de Duque de Caxias, representantes do prefeito, vereadores, representantes do Inea, do Governo do Estado, da prefeitura do Rio de Janeiro, e a decisão daquela audiência publica nunca foi cumprida.
Professor Evandro Brasil |
"Os políticos de Duque de Caxias devem ter vergonha de olhar nos olhos da população do Jardim Gramacho."
A população do Jardim Gramacho que la estavam presentes, por algum momento acreditaram que suas vidas iriam ser recompensadas pelas 3 décadas de degradação sócio-ambiental que impactaram as vidas de suas famílias, mas o que restou foram algumas migalhas disfarçadas de projetos sociais e muita decepção.
Penso que a população da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro e principalmente de Duque de Caxias tem uma grande divida com esta região e que os governantes precisam ter vergonha dessa gente por não garantir a eles a digna reparação.
Por Professor Evandro Brasil
Este texto foi baseado na publicação: Jardim Gramacho: a Bangladesh que se esconde no Rio de Janeiro. Publicada em 18/03/2020 pelo professor M. Alves. Disponível em: https://diariodorio.com/jardim-gramacho-a-bangladesh-que-se-esconde-no-rio-de-janeiro/
O que eu posso dizer: parabenizo ão professor pela sua iniciativa e coragem. Caxias tem quem confiar!!.
ResponderExcluirMuito obrigado pela confiança
Excluir