Pular para o conteúdo principal

Professor Evandro Brasil fala sobre a regulamentação dos serviços de mototaxista


Finalmente depois de muitos anos de luta o Detran apresenta as regras para adequação ao recém-regulamentado serviço de transporte de passageiros por motocicleta. Para que o leitor tenha ideia, no ano de 1995, nosso grupo de amigos moticiclistas já executavam serviços desta natureza. Nessa época também surgiu a gigante RJ, uma empresa de motoboy que acabou por dominar o mercado à época.

Durante os anos em eu participei do Conselho da Cidade, sempre demonstrei a preocupação com a atividade e a necessidade de garantir a regulamentação. E, as determinações do Detran vem atender a esta nossa reivindicação e a esta nossa luta, o que deve ser festejado por mototaxistas que desejam explorar a atividade profissional dentro das normas e da legislação.

Aqueles que desejam atuar legalmente na cidade do Rio de Janeiro deverão inscrever-se no Cadmoto Rio, esta adequação deverá ser também adotada pelas outras cidades da região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Inclusive, deixo aqui uma crítica dura: "O que os vereadores da cidade de Duque de Caxias estão esperando para manifestar ao chefe do executivo sobre a necessidade de encaminhar Decreto Lei para regulamentação em nosso município, e também, para cobrar a criação do Consorcio Intermunicipal de Serviços de Mototaxistas." O Decreto é atribuição unica do prefeito e o Consorcio deve ser manifestado pelos prefeitos das cidades do Estado do Rio de Janeiro.

Entre as exigências estão a instalação de dispositivos de proteção e alças metálicas para o apoio do passageiro, compartimento para acomodação de capacete e bagagem de mão, além de seguro de responsabilidade civil com cobertura por danos materiais e pessoais por morte e invalidez no valor de R$ 5.000,00.


O Detran oferece cursos de motofrete e mototaxi

O Detran abre hoje inscrições para os cursos de motofreete e mototaxi. Esses cursos são gratuitos e terão a duração de 4h e meia. Para inscrever-se no curso os interessados devem ter no minimo 21 anos de idade, carteira de habilitação na categoria A há pelo menos 2 anos, também deverão apresentar original do CRLV da motocicleta em seu nome ou de terceiro, e neste caso a autorização para o uso da mesma. Os interessados não podem estar com o direito de dirigir cassado. Informações sobre o curso e inscrição acesse o endereço: www.detran.rj.gov.br.


Requisitos para a profissão

- Ter completado 21 anos até a data do requerimento;
- Possuir CNH na categoria A, há pelo menos 2 anos, com a inscrição mototaxista;
- Possuir colete de segurança com dispositivos refletivos nas cores vermelha e branca;
- Ser aprovado no curso profissionalizante para mototaxista;
- Ser proprietário da moto, com Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo emitido no Estado do Rio de Janeiro; e
- Declaração que conste que não há vínculo empregatício.


Documentos para inscrição no Cadmoto

- Carteira de identidade;
- Titulo de eleitor;
- Comprovante de residencia no município há pelo menos 90 dias ou declaração de residencia;
- Cadastro Pessoa Física (CPF);
- Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV);
- Comprovante de Inscrição no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) como mototaxista autônomo;
- Certidões negativas criminais do 1º ao 4º ofícios, renováveis a cada cinco anos; e
- Comprovante do curso profissionalizante especializado para mototaxista, nos termos da Resolução de Contran nº 410, de 2012.


Agora esta na hora de trazer esse beneficio aos mototaxistas do nosso município, esse é mais um compromisso que há muitos anos assumimos com a categoria e que hoje vem se tornar realidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.        A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste. "Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."      A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado. Infraestrutura Educacional       A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo d