Pular para o conteúdo principal

Brasil já tem 13,5 milhões de miseráveis

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a "pobreza extrema" em nosso país cresceu assustadoramente nos últimos anos e já soma 13,5 milhões de pessoas sobrevivendo com até 145 reais mensais. Segundo o Instituto o numero vem crescendo desde 2015 e esse numero nunca foi tão elevado. Este efeito tem como causa o desemprego, a redução nos investimentos nos programas sociais, a falta de reajustes em programas como o "Bolsa Família", dentre outros aumentam o abismo da pobreza cada vez mais.



Os estados do norte e nordeste do país são os mais atingidos e a população sem instrução ou com pouco estudo, aqueles que não concluíram o ensino fundamental, negros e pardos são os mais afetados. Um fato alarmante deve ser levado em consideração, pois, muitos filhos dessas famílias em função da restrição econômica encontram dificuldades para superar tal dificuldade, acabam por permanecerem paralisados. A evasão escolar é um fator que cresce entre os jovens dessas famílias, pois, acabam por abandonar os estudos para ajudar na busca pelo alimento, seja por subempregos ou por qualquer outro meio que impeça a família de passar fome. Segundo o IBGE no ano de 2018 11,8% dos jovens mais pobres abandonaram seus estudos em concluir o ensino médio.

O crescimento da extrema pobreza coincide com o início da recessão que começou em 2014 no Brasil e vem crescendo cada vez mais. De 2017 para 2018 foram 200.000 pessoas a mais que assumiram o status de miseráveis. Entre 2016 e 2017, a alta foi de 1.339 milhão. Nesse período, o Brasil ajudou a inflar os dados de extrema pobreza em todo o continente, como mostrou um estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL, um órgão da ONU). 

Um outro dado que deve ser levado em consideração é que  dos 13,5 milhões de miseráveis em nosso país, 13,6% tinha alguma ocupação, ainda que informal e que nos últimos 2 anos perderam essas ocupações hoje vivem com menos de 145 reais/mês.

Em julho, deste ano, quando indagado sobre esses dados o presidente Jair Messias Bolsonaro afirmou que no Brasil não havia miséria extrema e que no Brasil as pessoas não passavam fome, disse ele que é discurso populista.


"Não há condições de se apoiar um governo que não reconhece a pobreza como um problema social e que não apresenta propostas de combate a fome e a miséria."


por professor Evandro Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.        A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste. "Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."      A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado. Infraestrutura Educacional       A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo d