Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2019

Doença de Parkinson

A Doença de Parkinson é uma doença degenerativa do sistema nervoso central, crônica e progressiva. É causada por uma diminuição intensa da produção de dopamina, que é um neurotransmissor (substância química que ajuda na transmissão de mensagens entre as células nervosas). A dopamina ajuda na realização dos movimentos voluntários do corpo de forma automática, ou seja, não precisamos pensar em cada movimento que nossos músculos realizam, graças à presença dessa substância em nossos cérebros. Na falta dela, particularmente numa pequena região encefálica chamada substância negra, o controle motor do indivíduo é perdido, ocasionando alguns sinais e sintomas característicos (...).

HPV - Papiloma Vírus Humano

O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais (região genital e no ânus) e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo HPV é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). ____________BRASIL, Ministério da Saúde. HPV: o que é, causas, sintomas, tratamento e prevenção.

Febre Maculosa

A febre maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. A febre maculosa é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato. No Brasil, os principais vetores e reservatórios são os carrapatos do gênero Amblyomma, tais como  A. sculptum  (=  A. cajennense ) conhecido como carrapato estrela ,   A. aureolatum  e  A. ovale . Entretanto, potencialmente, qualquer espécie de carrapato pode ser reservatório da bactéria causadora da Febre Maculosa, como por exemplo, o carrapato do cachorro. ________________ Ministério da Saúde. Febre maculosa: causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Saúde de A a Z.

Doença de Crohn

A doença de Crohn é uma enfermidade inflamatória crônica que pode afetar todo o sistema digestivo, mas acomete especialmente o  íleo  terminal (parte inferior do  intestino delgado ) e o  cólon . Esse processo inflamatório é extremamente invasivo e compromete todas as camadas da parede intestinal: mucosa, submucosa, muscular e serosa. ____________Portal  Dráuzio. Doença de Crohn. Publicado por Maria Helene Varella Bruna.

Angina: tipos e características

A angina é uma síndrome clínica caracterizada por dor ou desconforto em qualquer das seguintes  regiões: tórax, epigástrio, mandíbula, ombro, dorso ou membros superiores, sendo tipicamente desencadeada ou agravada com atividade física ou estresse emocional e atenuada com uso de  nitroglicerina e derivados. A angina usualmente acomete portadores de DAC com comprometimento de, pelo menos, uma artéria epicárdica. Entretanto, pode também ocorrer em casos de doença  cardíaca valvar, cardiomiopatia hipertrófica e hipertensão não controlada. Pacientes com coronárias normais e isquemia miocárdica relacionada ao espasmo ou disfunção endotelial também podem apresentar angina. _________________ Sociedade Brasileira de Cardiologia,  Diretrizes de doenças coronarianas crônica, angina estável. Arquivos brasileiros de cardiologia - Volume 83, Suplemento II, Setembro (2004), p07.

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

NANOTECNOLOGIA: A nanotecnologia aplicada na industria de alimentos

Citação:  PINTO , Marcos Evandro T; PIMENTEL, Rosana da Silva.  Aplicação da nanotecnologia na industria de alimentos. Correio Eletrônico:  evandrobrasil-rj@hotmail.com . Biomedicina, Nanotecnologia. Universidade Salgado de Oliveira. Niterói/RJ (2019). RESUMO    A nanotecnologia constitui uma revolução na ciência e na tecnologia mundial, pois possui aplicação para diferentes áreas do conhecimento como, a física, química, ciência da computação, engenharia e biologia.   As maiores áreas da indústria de alimentos beneficiadas com a nanotecnologia são desenvolvimento de novos materiais funcionais, processamento em micro e nanoescala, desenvolvimento de novos produtos e nanossensores para a segurança alimentar (MORARU et al., 2003). A nanotecnologia aplicada à área de alimentos é um tema ainda novo, à biomédica e às indústrias de tecnologia de informação, mas, que deve crescer muito rapidamente nos próximos anos. Esta tecnologia oferece benefícios reais para os nanoalimentos como m