sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O METRÔ NA REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO

Na Baixada Fluminense urge a necessidade da Construção da Linha 4 do Metrô.

“O que deverá ser o segundo projeto de Metrô intermunicipal na região. O primeiro foi anunciado pelo Governo do Estado em 11 de setembro de 2013 e deverá ligar os municípios de Niterói a São Gonçalo. Com investimento na ordem de 2,57 bilhões, provenientes de parceria com o Governo Federal. A iniciativa faz parte do PAC 2 – Mobilidade nas Grandes Cidades”.

No dia 15 de setembro, eu tive a oportunidade de fazer um pronunciamento na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, durante a Convenção Municipal do Partido da República, e em minha explanação, eu afirmei que o candidato a governador tem que acrescentar em sua agenda a necessidade da implantação do Metrô ligando Magé aos demais municípios da Baixada Fluminense.

Justificativa:
Estamos em Duque de Caxias, a segunda arrecadação de ICMS[1] do estado do Rio de Janeiro e o 8º PIB[2] do país, na região o serviço de trem está saturado e precário; o transporte publico realizado pelos ônibus cobram preços altos para aqueles que não possuem o “Rio Card” ou o “Bilhete Único” que precisão custear as suas passagens com o dinheiro em espécie. Além disso, as viagens são longas, as principais vias do município não comportam tantos veículos, tornando os engarrafamentos freqüentes na extensão da Rodovia Washington Luiz, Em trechos da Rodovia Rio – Teresópolis, na Avenida Governador Leonel de Moura Brizola[3], na Linha Vermelha etc; Acrescentamos também as dificuldades de acesso aos demais municípios como: Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita, Nova Iguaçu...

A linha 4 do Metrô poderia ter como inspiração a idéia de uma linha margeando o Arco Metropolitano a Rodovia Washington Luiz, a Linha Vermelha, a Rodovia Presidente Dutra e alguns trechos subterrâneos para atender algumas áreas de importante integração.

Analisando o orçamento da Linha 3, observamos que cada terminal custa em média 184 milhões, então podemos admitir que se ligarmos o Hospital de Saracuruna ao Centro de Duque de Caxias, com estações no (1) Hospital de Saracuruna, (2) na Prefeitura de Duque de Caxias – Jardim Primavera, (3) Figueira, (4) em Campos Elíseos – Posto Bravo, (5) na Reduc, (6) Sarapuí, (7) Jardim Gramacho, (8) Hospital Moacyr do Carmo, (9) no Beira Mar, (10) Parque Duque. (11) na Praça Humaitá e integração na (12) Estação de Trem no Centro de Caxias, teríamos um custo aproximado de 2,208 bilhões aproximadamente.






[1] ICMS – Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços.
[2] PIB – Produto Interno Bruto. Seu referencia é resultado da equação percapta de todas as riquezas produzidas no Brasil.
[3] Antiga Avenida Presidente Kennedy.

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