Pular para o conteúdo principal

Vamos eleger um representante do Movimento Negro do PDT a deputado federal e a deputado estadual

Por Professor Evandro Brasil

Negro sou, reconhecidamente, desde meu nascimento. Meus pais são negros, minha família é de pessoas negras. Em minha infância e na adolescência sofri muito preconceito sem saber na verdade o porque.

"Em certa ocasião, eu fui impedido por um negro de adentrar em um grande clube de futebol do Rio pela entrada social pelo fato de eu ser negro. Vi meus amigos brancos seguir e eu fui obrigado a entrar por um acesso lateral." Muito jovem e preocupado em entrar para treinar o meu esporte predileto, não resisti e segui pelo caminho que me foi orientado.

Mesmo depois de adulto, senti na pele ainda em alguns momentos o peso deste preconceito covarde, que diminui a nossa gente, que oprime e dificulta a realização dos nossos sonhos. No Brasil mais de 60% das pessoas negras sofrem preconceito racial no ambiente profissional.

A ONU afirma que a população negra é a mais atingida pela violência no Brasil, e, o Ministério do Público do Trabalho afirmam que no mercado de trabalho, negros e pardos encontram maior dificuldade de progressão na carreira, sofrem na desigualdade e ainda são vitimas constantes de assedio moral.

Eis que o destino me trouxe mais um desafio, hoje sou um fiel defensor dos direitos do Negro. Em nossa agenda existem varias demandas, mas, destaco a luta pela igualdade racial; a resistência - inspirado na luta de Zumbi dos Palmares. E, também a luta contra a intolerância religiosa e a proteção da cultura e das religiões de matrizes africana.

Nós, do PDT, iremos eleger um deputado federal comprometido com essa bandeira no Estado do Rio de Janeiro.
Ilustram a foto o pré-candidato a deputado estadual do PDT Anderson Rocha, o presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro e também presidente do Movimento Negro do PDT no Estado do Rio de Janeiro Luis Eduardo, Professor Evandro Brasil (pré-candidato a deputado federal pelo PDT), Dentinho da Brizolândia e o Professor Marco Aurélio no Plenário da Câmara Municipal de Duque de Caxias.
"Aprendemos a voar como os pássaros e a voar como os peixes, mas, ainda não aprendemos a conviver como irmãos"
Martin Luther King Jr.

Recomendo que leiam o artigo da Carta Capital para entende o tamanho da nossa preocupação com o preconceito racial no Brasil. Para ler o artigo, clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.        A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste. "Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."      A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado. Infraestrutura Educacional       A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo d