sexta-feira, 28 de setembro de 2012

LUTEMOS JUNTOS CONTRA A MISÉRIA E A FOME EM DUQUE DE CAXIAS

A miséria em Duque de Caxias tem acabar

Em nossas caminhadas temos observado o quanto nosso povo necessita de cuidados, o quanto a nossa cidade está abandonada, e pior, o quanto o político em nossa cidade ainda precisa evoluir.  No ano de 2007 o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou um estudo que tinha como indicativo 128 mil miseráveis somente em Duque de Caxias. O que esses dados tem a ver com as caminhadas que temos feito em Caxias?
Nestas eleições tivemos a oportunidade de conhecer o Parque Proletário no bairro Jardim Gramacho, e não sei por que uma comunidade com cerca de 2000 famílias não tem iluminação pública, saneamento básico, pavimentação, qualificação profissional, dentre outros serviços que são obrigação do Poder Público Municipal. Esse descaso faz aumentar a pobreza, a miséria, a fome, a indignação. Quantas famílias de bem, em razão deste descaso poderão ver seus filhos, netos e enteados arregimentados pelo tráfico ou pela criminalidade.
A população em situação de rua, cada vez maior em nossa cidade, é outro agravante que faz crescer largamente o número de miseráveis em nosso município, na contra mão, segue o prefeito e seus secretários, assessores, coordenadores, que apresentam dados mentirosos sobre a atenção a população em situação de rua.
É hora da população de Duque de Caxias votar na atenção a essa população, pois a crescente pobreza e miséria em nossa cidade fará crescer a criminalidade em nosso território e esse mesmo burguês que hoje ignora os mais pobres e humildes amanhã, certamente poderá ver seu patrimônio dilacerado e seqüestrado por pessoas que seguirão o caminho da criminalidade por não encontrar outro meio de vida para ganhar recursos que sustente a sua sobrevida.
Temos o compromisso de levar a população do Jardim Gramacho um pouco de dignidade, atenção e respeito.
E não se engane a miséria não está apenas no Parque Proletário não, basta caminhar pelas ruas do próprio bairro em que você vive, que verás os olhos da pobreza e te observar.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

SEGURANÇA E INSEGURANÇA NAS RUAS DE DUQUE DE CAXIAS

A população em Duque de Caxias está refém da criminalidade. Há pouco mais de 1 ano, tive a iniciativa de encaminhar ao Comandante do 15º BPM (Batalhão de Polícia Militar) o Ofício: Promover Brasil 2011/010 de 6/05/2011, no documento eu informava a real situação à época: "assaltos constantes a pedestres, a motoristas, invasão a residencias, assalto a mulheres, idosos e estudantes na região do Parque Lafaiete, Prainha, Bar dos Cavaleiros, Engenho do Porto e Senhor do Bonfim". Tivemos a grata surpreza quando no dia 18/05/2011 recebemos do 15º BPM o Ofício 017/2584/2011 assinado pelo Comandante Alvaro Sérgio Cel PM nos dando conta de que estariam sendo criado dois novos subsetores de Rádio Patrulha, Alfa e Alfa II e que as regiões informadas em nossa solicitação seriam cobertas pelas respectivas rádios patrulhas.
Nos dias atuais podemos ver o resultado desta iniciativa nas ruas, são viaturas baseadas em pontos estratégicos, o que fez cair em grande escala o número de ocorrências nestas regiões, mas na contra-mão outro tipo de crime tem crescido em todo o município, o de arrombamento a lojas e residências. Sem contar uma população em situação de rua, onde, uma grande maioria delas são vitimas do "crack" e de outros entorpecentes que perambulam pelas ruas, quebrando os vidros dos veículos, roubando hidrometros, fiações e tudo que encontram pelas ruas. Neste momento, cabe alertar a população para reforçar as estruturas de suas instalações, trancas, fechaduras etc. Evitar transitar desacompanhado depois das 22 horas, principalmente as mulheres, idosos e adolescentes. Pois eu não acredito que com a atual administração o nosso município venha a apresentar qualquer politica social de amparo as pessoas, ou até mesmoas, as familias em situação de rua.
Eu quero poder contar com o seu voto, nestas eleições, pois tenho compromisso com a segurança de cada um dos nossos munícipes.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Duque de Caxias e Belford Roxo terão que licitar 80 linhas de ônibus por irregularidades

A JUSTIÇA brecou a farra das concessões irregulares de linhas de ônibus em duas cidades da Baixada Fluminense. Em Duque de Caxias, o juiz Luiz Alberto Carvalho Alves, da 4ª Vara Cível, atendeu pedido da 2 Promotoria de Justiça de Tutela Cole...tiva e determinou que o município promova licitação para 80 linhas municipais, atualmente exploradas por sete empresas de transporte coletivo.


Pareceres da mesma promotoria e ainda do Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinaram a suspensão de um edital de licitação, para a exploração de sete linhas municipais em Belford Roxo. A decisão foi tomada por suspeita de favorecimento a duas empresas de ônibus, que já exploram o serviço. Um esboço de um novo edital deverá ser discutido numa reunião, envolvendo representantes da prefeitura e do Ministério Público (MP), prevista para acontecer no dia 5 de outubro.

BENEFÍCIOS PARA O USUÁRIO

Na prática, as duas decisões favorecem também os usuários, já que o processo licitatório prevê, entre outras coisas, estudo de custos, por parte do MP, para a estipulação do preço das tarifas. Durante o processo, as linhas continuam circulando. Em Caxias, o juiz Luiz Alberto Carvalho Alves determinou que a licitação seja concluída num prazo de até 24 meses.

O município vinha prorrogando automaticamente a concessão das linhas, baseado numa lei municipal de 1999. A decisão tornou nulos os efeitos desta lei, que dispensava o procedimento licitatório. Além disto, também proibiu que a cidade entregue concessão de linhas sem licitação. A prefeitura de Duque de Caxias afirmou que não irá recorrer da decisão. De acordo com a prefeitura, estudos preliminares já estão sendo feitos para o edital de licitação. A previsão é de que o serviço esteja concluído em 60 dias. O município também informou que ouvirá usuários para receber sugestões que melhorem o serviço para os passageiros.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Duque de Caxias e Magé disse que não foi notificado da decisão.
UM VERDADEIRO NEGÓCIO DA CHINA

Apesar de haver apenas sete linhas municipais em Belford Roxo, a exploração dos trajetos poderá representar para os vencedores da licitação, um verdadeiro negócio da china. De acordo com estudos feitos pela prefeitura, o grupo de linhas têm previsão de receita mensal de R$ 57 milhões e movimento de 182 mil passageiros por mês.

As linhas que serão licitadas foram divididas em dois lotes. De acordo com a Prefeitura de Belford Roxo, os ônibus terão de ter idade máxima de quatro anos e deverão estar preparados para receber bilhetagem eletrônica. A prefeitura disse ainda que faz ajustes finais no edital, que será apresentado ao MP no dia 5 de outubro.

sábado, 1 de setembro de 2012

A hora e a vez da comunidade do Dr. Laureano e 21 de Abril

Na ultima terça-feira, dia 28 de agosto estivemos nos bairros 21 de Abril e Laureano, conversando com os moradores e ouvindo os anseios da comunidade. Nossa visita teve início pela manhã e à tarde retornamos para um grande corpo à corpo. Foram inúmeras as surpresas e as novas amizades, porém, fiquei encantado com duas meninas, Caroline e Carine, inclusive as acompanhei em parte do caminho para a creche onde elas estudam. Enquanto carinhosamente as chamava de sobrinhas em minha mente vinham sempre a minha primeira missão na política: "Privilégio para nossas crianças". A conversa que tive com os senhores Gentil e Oswaldo, me troxeram um grande aprendizado.
Lamentavelmente a comunidade do 21 de Abril sofre exageradamente com alguns problemas, os quais destacamos abaixo:

* Falta d'água; * Desemprego; * Saúde; * Transporte público; * Segurança pública; * Limpesa urbana.

- Sabemos que a falta d'água em Duque de Caxias, nas áreas onde há a canalização de abastecimento de água se dá na maioria das vezes por deficiencia no serviço de manobra, por meio da câmara de vereadores podemos acompanhar e fiscalizar de perto tal serviço, exigindo a aplicação de multas a CEDAE pelo descumprimento do convênio de abastecimento de água em nosso muncípio;
- Já o desemprego, vejo uma grande dificuldade para profissionais da área da saúde, porém, a capacitação e a qualifiação profissional em outras áreas pode ser um bom caminho a seguir. A criação de novos postos de trabalho em nosso município se dá por meio do insentivo fiscal para atrair novas indutrias (como as automobilisticas e de eletrodomésticos por exemplo) e a elevação no nivel intelectual e a capacitação tecnica do profissional;
- O caos da saúde se dá por uma reação em cadeia gerada pela incapacidade administrativa dos gestores da saúde em Duque de Caxias e também nos municípios da região metropolitana do nosso estado. O Ministério da Saúde tem recursos, o município precisa apresentar projetos e a capacidade administrativa para gerir tais recursos. Podemos sugerir que o Conselho de Saúde e a Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores se reúnam periodicamente com a finalidade de acomapanhar os atos da secretaria municipal de saúde até que a crise da saúde seja superada emnossa cidade. Podemos também, por meio de projeto de Lei, sugerir a criação de um jogo tipo raspadinha oficial da Loterj, onde parte da arrecadação seja destinada ao Fundo Municipal de Saúde, ou ainda, por tempo determinado transferir parte do ISS, (0.2% da arrecadação) exclusivamente para o Fundo;
- Os preços das passagens cobradas nos coletivos em Caxias são exorbitantes, por esta tarifa toda a frota deveria ser de veículos dotados de ar condicionado e poltronas confortáveis e reclináveis, o que não acontece nos dias atuais, inclusive destacamos que o tamanho da poltrona está diminuindo de tamanho. Sugerimos a regularização dos serviços de "mototaxi" e de transporte de passageiros com veículos de médio porte "vans/microônibus" com saídas de ponto à ponto, interligando diretamente algumas comunidades;
- A criação do Centro de monitoramente da prefeitura, a exemplo da cidade do Rio de Janeiro, auxiliando aos serviços de segurança pública, de controle do transito, prevenção aos riscos ambientai etc. Pode ser uma opção inteligente;
- A limpesa pública é hoje um grande problema para nossa cidade, a construção do um CTR dotado de infraestrutura habitacional para abrigar os agentes selecionadores (catadores), área de beneficiamento e seleção industrial para beneficiamento dos produtos recicláveis, posto de saúde, creche, escola, comercio e terminal de ônibus é uma solução permanente aos problemas que temos hoje em Duque de Caxias.
É bom frizar que em 4 anos dá pra fazer isso e muito mais. Vem com a gente!

Comunidade do Trevo das Missões

Ontem (dia 31/08/12) ao caminhar na comunidade do Trevo das Missões, pude rever inúmeros amigos, muitos deles não encontro a mais de 20 anos. É gratificante poder vê-los com saúde e em pleno desenvolvimento social.

O Trevo das Missões é uma comunidade localizada às margens da Linha Vermelha, seu acesso é pela Rodovia Washington Luis, há muitos anos o local não recebe melhorias, segundo o relato dos moradores, devemos lutar para garantir a criação de uma nova creche no local, pois a atual não corresponde a necessidade da população local. O Trevo das Missões parece um bairro de Caxias fora de Caxias.
O grande desafio que teremos na próxima legislatura é de aproximar a comunidade ao Centro nervoso do município, para isso, necessitamos garantir um transporte público com uma frota confortável, se possível reajustar a tarifa das passagens para um preço justo, garantir o funcionamento de linhas de ônibus durante a madrugada; Regularizar na comunidade o serviço de transporte de passageiros por meio de vans e micro-ônibus ligando a comunidade aos hospitais de Saracuruna, Moacyr Rodrigues do Carmo, e também, ao Centro do Rio de Janeiro e ao bairro de Madureira; implantar um PSF (Programa de Saúde da Família) para atender a comunidade; ocupar o CIEP localizado na comunidade com atividades culturais, esportivas e de qualificação profissional; construir mais uma creche na comunidade; Implantar uma área de convivência para idosos e portadores de deficientes; recuperar a rede de esgotamento sanitário e a Estação de Tratamento de Esgoto que já existe na comunidade; Promover a limpeza e o recapeamento asfáltico das ruas. Dentre outras ações, ainda destacamos a necessidade de ampliar o programa de habitação com o objetivo de alcançar um número maior de famílias.

Não posso negar que tais tarefas, mexem com os interesses de poderosos, como por exemplo os empresários das empresas de ônibus e a cúpula política que infelizmente ainda controla a cidade enganando o nosso povo. Mas sei da minha competencia e da minha capacidade, e sei que com o apoio da comunidade e o mandato de vereador iremos fazer isso e muito mais. Vem com a gente!

EVANDROBRASIL, Celular: 8249-1919

A crise operacional, financeira e institucional que afeta os Correios

Por Evandro Brasil  Correios: A crise dos Correios não aconteceu por acaso nem pode ser explicada por um único fator. Ela é resultado da co...