Pular para o conteúdo principal

Para Evandro Brasil os comprometimentos da gestão tem que ir além do discurso, esse comprometimento deve ser de verdade

Secretaria de Fazenda de Duque de Caxias realiza audiência pública de prestação de contas na Câmara de Vereadores

O secretário de Fazenda de Duque de Caxias, Carlos Melo, esteve com grande parte da equipe da secretaria na última sexta-feira, dia 27, na Câmara de Vereadores para a Audiência Pública de Prestação de Contas do 2º quadrimestre de 2019. Os vereadores Nivan Almeida (PRP) e Gilberto Silva (PPS) participaram da mesa diretora.
Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, o vereador Gilberto Silva, ressaltou a importância da prestação de contas. “Nosso trabalho é fiscalizar e essa prestação de contas é muito importante para o desenvolvimento dessa fiscalização. Parabenizo toda a equipe pelo trabalho”, disse.
O secretário iniciou a explanação dos números e gráficos, falando sobre como apresentar a avaliação do quadrimestre é importante também para a Prefeitura, por questão de transparência. “No entanto, já disse isso na primeira audiência do ano e reforço nesta, temos uma defasagem orçamentária de mais de R$ 1 bilhão, por isso trouxe um comparativo dos últimos cinco anos”, contou.
De acordo com o secretário, por meio de medidas administrativas eficientes, a prefeitura conseguiu nos últimos oito meses aumentar as receitas próprias em R$ 52 milhões. “Não é com aumento de imposto, mas sim, com uma cobrança qualificada. Queremos fazer com que ao longo dos anos nossa receita tributária aumente”, informou Carlos Melo, acrescentando que a qualificação de servidores e a melhoria da metodologia arrecadatória foi o caminho encontrado para melhorar os números.
Durante a audiência pública, que contou com a presença de servidores públicos, sindicatos e entidades não governamentais, diversos questionamentos surgiram. Entre eles, sobre a cobrança da Taxa de Iluminação Pública. “Será que os vereadores não poderiam ver como modificar essa cobrança da taxa para um valor único? Porque nunca sabemos ao certo quanto vamos pagar”, indagou o representante do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Alberto Pires.
Os profissionais da Educação também participaram da audiência e questionaram ao secretário sobre os salários atrasados. A coordenadora do Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação) – núcleo Duque de Caxias, Maria Cândida Almeida, falou que há um ano a prefeitura teria prometido colocar em dia os salários dos servidores e aposentados, mas isso não aconteceu. “Está no jornal, está em tudo quanto é lugar. Em 2018, o prefeito havia prometido colocar os pagamentos em dia, mas até agora nada”, comentou.
O secretário de Fazenda explicou que o objetivo da prefeitura é, de fato, pagar em dia toda a folha. “A prefeitura tem trabalhado muito para que a folha não atrase. Realizamos diminuição na folha de pagamento, estamos com diversas estratégias para melhorias na arrecadação, mas gostaria de acrescentar que a Fundeb não cobre a folha da Educação”, revelou.
Na audiência o secretário marcou uma reunião especial com o Sepe, em seu gabinete e afirmou que há mais de uma década que a LOA (Lei Orçamentária Anual) apresenta distorções. Segundo Carlos Melo, a expectativa da secretaria é que até 2021 a LOA esteja ajustada ao real orçamento do município.

O ajuste das contas públicas no município de Duque de Caxias se faz necessários, porém, temos a impressão de que tal preocupação não é compartilhada pelos governantes eleitos nos últimos 27 anos. Moacyr do Carmo, Jose Camilo Zito, Washington Reis e Alexandre Cardoso foram os prefeitos que governaram nossa cidade desde o ano de 1992 e, infelizmente, os problemas com as contas públicas se arrolam ano após ano e as reclamações são sempre as mesmas. "Ao meu entender os comprometimentos da gestão tem que ir além do discurso, esse comprometimento deve ser de verdade. E inadmissível que os salários dos servidores e os pagamentos dos aposentados e pensionistas não estejam em dia. Afirmou o professor Evandro Brasil, ao se referir as contas públicas do nosso município.
"Não aponto a culpa ao atual prefeito, mas, destaco que esse problema se arrola á quase três décadas e todos os prefeitos que governaram Caxias nesse período tem sua parcela de responsabilidade." Concluiu o professor.
Esperamos que os recursos do município de Duque de Caxias tenha garantida também a aplicação na atenção a população idosa, na habitação, na saúde e na infância e juventude.
Fonte: Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, www.cmdc.rj.gov.br

Comentários

  1. Amigo Evandro, concordo contigo plenamente. A ação deve estar de mãos dadas com o discurso, caso contrário, gera descrédito e fica apenas na conversa fácil. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo é exatamente essa a posição que defendo, pois, essa pratica além de ser resultado do desrespeito ao cidadão é também reflexo de atitudes anti-éticas e desprovidas de integridade moral.
      Obrigado por comentar em nossas postagens, por favor continue a colaborar com as suas opiniões, ela é muito importante para todos nós. Um abraço, seu amigo professor Evandro Brasil

      Excluir
  2. Caro Evandro, as ações devem estar sempre de mãos dadas com o discurso, caso contrário, cairão no descrédito. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por comentar em nossas postagens, por favor continue a colaborar com as suas opiniões, ela é muito importante para todos nós. Um abraço, seu amigo professor Evandro Brasil

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.        A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste. "Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."      A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado. Infraestrutura Educacional       A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo d