Pular para o conteúdo principal

Estilos de lideranças e os impactos junto aos colaboradores

Cada perfil influencia de modos distintos o ambiente de trabalho, o comportamento dos profissionais e o desenvolvimento das atividades profissionais


É muito importante conhecer a relação do líder com seus liderados e observar d eque forma ele pode orientar sua conduta e seu estilo de liderança para a busca de melhores resultados de gestão. Por isso, veremos a seguir as influencias de quatro estilos de liderança - a autocrática, a liberal, a democrática e a coaching - nos resultados de desempenho e no comportamento das pessoas.

Liderança Autocrática

A ênfase dessa liderança é no próprio líder. Na liderança autocrática, o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões, e os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A figura do "chefe" se sobressai e as pessoas recebem ordens, possuindo pouco espaço para questionamentos ou sugestões.


O líder autocrático costuma:

1. Ser dominador;
2. Emitir ordens a espera da obediência plena e cega de seus subordinados; e
3. Ser temido pelo grupo, que só trabalha quando ele está presente.

Os grupos subordinados à liderança autocrática apresentam um maior volume de trabalho, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade, e, em função disso, costumam apresentar insatisfação, falta de motivação e uma propensão a gerar conflitos entre os colegas.


Liderança liberal

Ao contrário da autocrática, esse estio de liderança tem enfase no liderado. Neste modelo, o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo. Dessa forma, as pessoas tendem a exercer atividades mais intensas pela liberdade observada.

Nesse tipo de liderança, o líder só ajuda quando solicitado, confiando plenamente no trabalho do liderado. Ele parte do pressuposto de que os colaboradores são maduros o suficiente e estão aptos a desempenhar as suas tarefas, sem a necessidade de um acompanhamento constante. Por isso, com o passar do tempo, e sem a necessidade de prestar contas, o grupo tende a oferecer baixa produtividade e um certo individualismo no seu desempenho. 

O comportamento do líder é evasivo e sem firmeza

Os grupos submetidos a liderança liberal não se airam bem quanto a quantidade  nem a qualidade do trabalho. E ainda apresentam:

1. Fortes sinais de individualismo;
2. Desagregação;
3. Insatisfação; e
4. Pouco respeito ao líder, que é ignorado pela grupo.


Liderança democrática

Esse é um estilo de liderança interessante na gestão de qualquer negócio. Nesse modelo, o líder se torna um facilitador do processo, ajudando os colaboradores a executarem bem as suas tarefas e primando por um clima agradável de trabalho. ou seja, ele se preocupa com a execução do trabalho em si, mas também com a qualidade de vida e satisfação da sua equipe de trabalho.

Na liderança democrática, o líder:

1. Interage bem com a equipe e com os indivíduos;
2. Encoraja a participação das pessoas; e
3. Preocupa-se igualmente com o trabalho e com o grupo.

O líder é bastante participativo e atua para orientar o grupo, ajudando-o na definição dos problemas e nas soluções, coordenando atividades e sugerindo ideias.

Os grupos submetidos à liderança democrática apresentam boa quantidade e melhor qualidade de trabalho, acompanhadas de um clima de satisfação, interação, responsabilidade e comprometimento das pessoas.


Liderança coaching

Esse é um estilo de liderança dos tempos modernos. Onde a performance dos liderados esta em foco.

O líder exibe um verdadeiro interesse pelo aumento da performance dos seus subordinados, acompanhando a evolução de cada um, incentivando-os e dando feedback constantes para manter as pessoas motivadas e alinhadas em suas atividades.

Nesse modelo, o líder:

1. Busca manter seus colaboradores sempre motivados;
2. Promove criar um ambiente de trabalho agradável, com um clima de cooperação e confiança; e
3. Estimula uma visão positiva do futuro na equipe de trabalho, primando pelo desempenho de cada individuo.

Posturas diferentes, resultados distintos

Em cada um desses quatro estilos de liderança, a atuação do líder promove uma cadeia de comunicação no grupo. O estudo que deu origem a essas definições defendeu fortemente a adoção da liderança democrática.

os motivos foram o fato de ela ser compatível com:

1. Administração participativa; e
2. A estratégia de interdependência em que as decisões são repartidas, o que torna todos corresponsáveis, conscientes e profissionais.

Adequação da liderança à situação

Um gestor pode escolher um estilo de liderança de acordo com:

1. A tarefa a ser executada;
2. As pessoas; e 
3. A situação.

Isso se chama liderança situacional. Nesse caso, a ênfase é na maturidade do liderado em relação à uma determinada situação. 

O gestor eficaz tanto manda cumprir ordens como sugere aos subordinados a realização de certas tarefas, ou ainda os consulta antes de tomar alguma decisão.

O desafio está em saber quando aplicar cada estilo, com quem e em que circunstâncias.

Fonte: CEBRAE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.        A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste. "Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."      A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado. Infraestrutura Educacional       A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo d