Pular para o conteúdo principal

REUNIÃO NO JARDIM GRAMACHO, PROBLEMAS COM FALTA DE ÁGUA

"Aqui não falta somente água não, falta também dignidade"
No final da tarde de ontem, sábado, dia 04 de fevereiro estive no Jardim Gramacho atendendo ao convite do meu amigo e correligionário Moraes. Fui levado a dois pontos diferentes, um na parte alta de uma comunidade chamada COAB onde encontrei a situação mais deplorável e depois fui levado a uma parte baixa, de onde a água da CEDAE é bombeada para abastecer a parte mais alta (COAB).
O pior, é que acho a solução muito simples, mas a situação perdura em calamidade pela falta de compromisso por parte dos nossos representantes sejam eles vereadores, prefeito, secretários municipais, conselheiros de políticas públicas, deputados estaduais e federeis, governador do estado etc. Neste caso até o empresario tem sua parcela de responsabilidade. 



No local onde a foto ao lado foi registrada tem um poste que foi instalado pela CEDAE por exigência da Light, para que a Light instale um relógio, desse relógio será registrada a conta com o consumo de energia da bomba que a CEDAE tem que instalar no local para que a água chegue a parte alta da COAB.


Bom, uma coisa é certa se a Light já tivesse ligado o relógio, eu sinceramente, não precisaria estar aqui.
"Então manifesto a primeira reivindicação: Que a Light e a CEDAE se entendam e instalem o relógio para que a bomba possa ser ligada e enviar água para a comunidade da parte de cima da COAB."


Uma vez superado esse desafio, passaremos ao segundo problema, esse é mais difícil, acredito até que ocorrerá depois de uma longa discussão e também com a colaboração do Ministério público, pois a Constituição Federal não vem sendo respeitada e quem sofre com isso é a população que vive no Jardim Gramacho. Não bastasse o aterro que recebe todo o lixo do Rio de Janeiro, aterro esse que já comprometeu o aquífero local o que torna as águas dos poços artesianos inadequados para o consumo, ainda falta a dignidade a pessoa humana neste local.


Lembra da bomba que depende da Light e blá, blá, blá, blá...? Depois de solucionado aquele problema da bomba teremos que dar solução a este registrado na foto acima.

Quando a água sobe, chega a este ponto os moradores têm que ligar bombas e mangueiras para bombear a água até as suas casas. São cerca de 1.400 famílias que residem no local, e dependem de fazer o trabalho para o qual a CEDAE é paga para fazer. Neste local será necessário instalar uma bomba para atender a comunidade na parte alta da COAB.
O mínimo que o Governador Sergio Cabral, a diretoria da CEDAE, o Secretário de Desenvolvimento da Baixada Fluminense Carlos Castilho e os Deputados Estaduais eleitos com os votos da população de Duque de Caxias deveriam fazer, é a partir da divulgação deste artigo, organizassem uma força tarefa para em caráter de urgência dar solução ao problema e dar dignidade as famílias que aqui vivem.



 
 














Fotos registradas por Fernando Ramos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.        A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste. "Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."      A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado. Infraestrutura Educacional       A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo d