terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

PERIGO NAS PRAIAS. IRRESPONSABILIDADE, NEGLIGÊNCIA E OMISSÃO DAS AUTORIDADES



Durante as investigações sobre o acidente que vitimou uma criança de 3 anos de idade em Bertioga, litoral paulista, a Capitania dos Portos, em nota, afirmou que tem homens treinados, efetivo suficiente e que realiza ações de fiscalização às embarcações que trafegam no local. Durante o carnaval, mais precisamente no domingo dia 16 de fevereiro, a pequena Graziely Almeida foi atingida fatalmente na cabeça por um "jet sky" desgovernado, que teria sido colocado em movimento por um adolescente de apenas 14 anos. Como as permissões para o uso das embarcações são emitidas pela Capitania dos Portos para maiores de 18 anos, a justificativa que o órgão dá em relação a fiscalização no local, soa aos meus ouvidos, como uma clássica confissão de culpa e responsabilidade. 




É o retrato da irresponsabilidade, da impunidade, resultado da falta de estimulo e incentivo aos servidores que deveriam estar atentos a todos os movimentos no litoral, principalmente a um "jet sky" que supostamente estava sendo utilizado por um adolescente durante todo o fim de semana. há relatos de populares que afirmam ter visto a presença de fiscais da Capitania no momento em que o "jet sky" foi colocado na água, sem que fosse solicitada a apresentação de qualquer documento da embarcação ou do condutor.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

PREVENÇÃO A HIPERTENSÃO E DIABETES

Hoje, dia 14 de fevereiro foi realizado no INSTITUTO EVANDROBRASIL mais uma jornada técnica dos alunos do curso Cuidador de Idosos. A jornada ocorre na segunda fase do curso e serve para que os alunos possam realizar na prática algumas técnicas que são ensinadas durante o módulo teórico, que precede esta fase. Hoje foram atendidas cerca de 200 pessoas de faixa etária variada, embora a grande maioria dos atendidos são pessoas acima de 60 anos de idade. 
"A oportunidade de exercer na prática algumas atividades que teremos que realizar quando estivermos trabalhando é muito bom. Hoje cedo eu estava nervosa e insegura, depois de passada a jornada, agora estou confiante. Pudemos verificar a pressão arterial, a glicose das pessoas, acompanhei a avaliação do IMC... agora sim. Agora me sinto pronta para enfrentar o meu estágio". Afirmou a aluna Joyce Campelo, residente da Figueira - Duque de Caxias. 
O curso de Cuidador de Idosos pode ser encontrado no INSTITUTO EVANDROBRASIL, clique aqui e visite o espaço do Instituto na internet. Este curso tem a duração de três meses, e nesse período os alunos participam de aulas teóricas, aulas práticas, visita técnica ao abrigo e são encaminhadas para estágio curricular.


INSTITUTO EVANDROBRASIL fica na Rua Barão do Triunfo, N.º 35, Centro, Duque de Caxias, RJ, Tel.: 4128-2253 ou 3902-1481.


Observe abaixo mais algumas imagens registradas no Programa de Prevenção a Hipertensão Arterial, Diabetes, Obesidade e Acuidade Visual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




INAUGURAÇÃO ESPAÇO LEONEL DE MOURA BRIZOLA EM DUQUE DE CAXIAS

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

SITUAÇÃO DE DESCASO DAS AUTORIDADES OBRIGA A POPULAÇÃO A UM MOMENTO DE REFLEXÃO.

"Trabalhadores estão sendo presos por reivindicar salários justos, vi isso no filme do Lula, em São Bernardo do Campo ainda no tempo do regime militar"
Observando os últimos fatos noticiados pelos telejornais chego a conclusão que é hora da nossa sociedade parar e refletir, pois estamos vendo governantes de posturas meramente ditatoriais se fazendo utilizar da força para calar aqueles que por motivos próprios se pronunciam contra tais governos. 
O transporte público vive um momento quase de terror, nunca experimentado antes. Tradicionalmente no Rio de Janeiro o transporte sobre trilhos sempre foi eficaz e de baixo investimento para o usuário, ao menos até os idos de 2005, e hoje, perdemos horas e horas do nosso tempo lamentando os problemas que esta modalidade de transporte (e, aqui destaco trem, metrô e pré-metrô) vem nos trazendo, além de pagarmos caro pelo serviço. Quando não perdemos tempo lamentando, o perdemos caminhando nos trilhos. Na realidade aos 12 anos do século 21 deveríamos estar sim, buscando formas renováveis de energia para reduzir o excessivo consumo da eletricidade, o impacto ambiental e oferecer conforto ao usuário. 
No mesmo sentido, há um grande descaso com a vida, com o desenvolvimento humano, com o servidor... Será que os professores da Rede Pública de  ensino precisavam ir as ruas para pedir que o prefeito de Duque de Caxias pague em dia o seu salário? Já presenciei muitos pais reclamarem de professores em greve por aumento ou reajustes salariais (é um direito do servidor), mas a sociedade tem o dever e a obrigação de neste momento dar apoio aos servidores municipais, em especial os professores, que dedicam-se a educar os nossos filhos e a luta é apenas pelo simples pagamento em dia de seus salários. Para repreender uma manifestação com pouco mais de 100 pessoas, na grande maioria mulheres o prefeito Zito de Caxias chamou a policia militar que compareceu ao local em 4 camburões empunhando fuzis para repreender os profissionais que auxiliam na educação dos nossos filhos.
Será que os incansáveis bombeiros deveriam promover manifestações para garantir, ou reivindicar salários dignos? Se vivêssemos em um país sério, ou ainda, se os governantes do nosso estado fossem decentes e bem intencionados eles ofertariam os reajustes salariais e aumentos justos de proventos, mesmo sem que estes profissionais solicitassem, digamos, que ofertariam por merecimento e bravura. basta olhar para trás e refletir sobre alguns acontecimentos , onde a atuação dos bombeiros foram primordial na preservação de milhares de vidas humanas.


Diante de tantos descasos, como: a industria da multa; as cobranças abusivas de impostos como o IPTU, IPVA etc; A precariedade nos serviços de abastecimento de água (Cedae); Os constantes apagões; A baixa qualidade dos serviços de saúde pública; A explosão de boeiros; O transito caótico; A violência e o estado de insegurança...
Bom, é hora de refletir, quem são os verdadeiros responsáveis por todo este caos?

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

VISITA AO ABRIGO GETSÊMANI

Na foto estamos eu e a Aninha, ela está no abrigo a mais de
anos e não tem parentes no Rio, seus familiares residem em
São Paulo e as vezes vêem visita-la. Adorei conhecê-la 
Na manhã de hoje passei por uma experiência inesquecível, o mais engraçado é que sempre digo as pessoas da importância de se visitar um abrigo, asilo, casa de repousos, centro de convivências de idosos etc. E na correria do dia à dia, eu mesmo, já havia esquecido como visitar estes lugares é prazeroso. Em nossa escola técnica, oferecemos o curso Cuidador de Idosos e uma das atividades do curso é a visita ao abrigo, hoje quem acompanhou nossos alunos e alunas fui eu. 
Durante a visita tive uma longa a agradável conversa com uma das diretoras do abrigo a enfermeira Natilde, que me recebeu muitíssimo bem, em nossa conversa falamos das necessidades dos idosos, das nossas experiências, de algumas necessidades que o abrigo tem hoje para oferecer mais conforto aos seus hóspedes etc.
Pude ouvir histórias que por muito tempo estarão em minha memória, pois são histórias de vida de pessoas que muito contribuíram ao longo dos anos que se passaram para o crescimento do nosso imenso Brasil.
O abrigo Getsêmane fica no bairro Capivari em Duque de Caxias, na Avenida Marques de Barbacena, n.º 88, Tel. 2773-9777.


Na foto, estamos eu alguns dos nossos alunos e de camisa preta ao centro está o Gênesis,
mais conhecido como Geninho, ele viveu sua juventude nos bairros
Engenho do Porto, Senhor do Bonfim e Parque Lafaiete. No abrigo Getsêmane
não há registros de parentes dele caso você o conheça, entre em contato com o abrigo, ou comigo neste blog.
Vi uma necessidade do abrigo e gostaria de compartilhar para que todos tomem conhecimento. O abrigo depende de doações para cumprir as suas obrigações e manter os idosos, e a direção do abrigo está construindo novas instalações para os idosos, instalações essas que oferecerão mais conforto a todos que lá estão, mas para o acabamento da obre se faz necessário alguns materiais, os quais vou listar abaixo. Se você que está lendo esse texto agora puder doar um ou mais desses itens, por favor, entre em contato com o abrigo ou comigo, porque juntos podemos ajudar a mudar a vida de muitas pessoas da atual situação para uma condição melhor.


Lista do material para acabamento das novas instalações


130m² de piso dos quartos
180m² de revestimento dos quartos
20m² de piso de banheiro e expurgo
100 m² de revestimento dos banheiros e expurgo 


5 vasos sanitários
5 pias para banheiro com suporte no chão
5 chuveiros elétricos
1 pia para expurgo de inox
5 registro para chuveiros
5 acabamento de registo para chuveiros
6 torneiras
5 válvula de descarga

*TODOS OS PISOS SÃO ANTIDERRAPANTE

5 anéis de vedação de silcione para vaso sanitario
5 assentos sanitarios
10 parafuso para prender vasoss
5 sifões para pia

145 sacos de 20kg de argamassa
30sacos de 5kg de rejunte
10 janelas 2,00 x 1,20 m
10 portas 2,10 x 0,80 m

Para melhor esclarecimento nosso endereço é :
Avenida Marquês de barbacena nº 88 capivari, duque de caxias
Tel: 2773-9777 ou 7812-2362 ( cristina)



Vejam outras fotos que registramos durante a visita abaixo.


 




Visite um abrigo, a emoção é inesquecível.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

REUNIÃO NO JARDIM GRAMACHO, PROBLEMAS COM FALTA DE ÁGUA

"Aqui não falta somente água não, falta também dignidade"
No final da tarde de ontem, sábado, dia 04 de fevereiro estive no Jardim Gramacho atendendo ao convite do meu amigo e correligionário Moraes. Fui levado a dois pontos diferentes, um na parte alta de uma comunidade chamada COAB onde encontrei a situação mais deplorável e depois fui levado a uma parte baixa, de onde a água da CEDAE é bombeada para abastecer a parte mais alta (COAB).
O pior, é que acho a solução muito simples, mas a situação perdura em calamidade pela falta de compromisso por parte dos nossos representantes sejam eles vereadores, prefeito, secretários municipais, conselheiros de políticas públicas, deputados estaduais e federeis, governador do estado etc. Neste caso até o empresario tem sua parcela de responsabilidade. 



No local onde a foto ao lado foi registrada tem um poste que foi instalado pela CEDAE por exigência da Light, para que a Light instale um relógio, desse relógio será registrada a conta com o consumo de energia da bomba que a CEDAE tem que instalar no local para que a água chegue a parte alta da COAB.


Bom, uma coisa é certa se a Light já tivesse ligado o relógio, eu sinceramente, não precisaria estar aqui.
"Então manifesto a primeira reivindicação: Que a Light e a CEDAE se entendam e instalem o relógio para que a bomba possa ser ligada e enviar água para a comunidade da parte de cima da COAB."


Uma vez superado esse desafio, passaremos ao segundo problema, esse é mais difícil, acredito até que ocorrerá depois de uma longa discussão e também com a colaboração do Ministério público, pois a Constituição Federal não vem sendo respeitada e quem sofre com isso é a população que vive no Jardim Gramacho. Não bastasse o aterro que recebe todo o lixo do Rio de Janeiro, aterro esse que já comprometeu o aquífero local o que torna as águas dos poços artesianos inadequados para o consumo, ainda falta a dignidade a pessoa humana neste local.


Lembra da bomba que depende da Light e blá, blá, blá, blá...? Depois de solucionado aquele problema da bomba teremos que dar solução a este registrado na foto acima.

Quando a água sobe, chega a este ponto os moradores têm que ligar bombas e mangueiras para bombear a água até as suas casas. São cerca de 1.400 famílias que residem no local, e dependem de fazer o trabalho para o qual a CEDAE é paga para fazer. Neste local será necessário instalar uma bomba para atender a comunidade na parte alta da COAB.
O mínimo que o Governador Sergio Cabral, a diretoria da CEDAE, o Secretário de Desenvolvimento da Baixada Fluminense Carlos Castilho e os Deputados Estaduais eleitos com os votos da população de Duque de Caxias deveriam fazer, é a partir da divulgação deste artigo, organizassem uma força tarefa para em caráter de urgência dar solução ao problema e dar dignidade as famílias que aqui vivem.



 
 














Fotos registradas por Fernando Ramos

A crise operacional, financeira e institucional que afeta os Correios

Por Evandro Brasil  Correios: A crise dos Correios não aconteceu por acaso nem pode ser explicada por um único fator. Ela é resultado da co...