Pular para o conteúdo principal

As árvores falam!



por Evandro Brasil

Em tempos em que discutimos os números e os efeitos do aquecimento global sobre a nossa atmosfera, temos em pauta o papel das nossas florestas e, no centro desta discussão estão, as nossas árvores. O desflorestamento, as queimadas e o reflorestamento.

As árvores são seres vivos que em termos biológicos são plantas permanentemente lenhosa de grande porte, com raízes pivotantes, caule lenhoso do tipo tronco, que forma ramos bem acima do nível do solo e que se estendem até o ápice da raiz.

Falando especificamente sobre as árvores, são elas as responsáveis pela garantia da umidade do ar, por evitar as erosões nas margens do rios e lagos, elas nos fornecem sombra reduzindo os efeitos do sol, nos garantem ventilação, ajudam a reduzir a poluição do ar, servem de abrigo para inúmeras espécies de animais vertebrados, invertebrados, macroscópicos e microscópicos. Além disso tudo, elas ainda sequestram o carbono e liberam o oxigênio através do processo de fotossíntese. 

Muitos estudos ainda nos trazem a informação de que as árvores falam. No ano 2018 o portal de notícias da BBC publicou um artigo que trazia a informação de que em 1997 Suzanne Simard, da Universidade de British Columbia, mostrou que havia uma transferência de carbono em micélio entre o aberto de Douglas, uma espécie nativa da América do Norte, e uma bétula, um gênero da família betulaceae que também pode ser classificada entre as aveleiras.

Em 2010, Ren Sem Zeng, da Universidade de Guangzhou, observou que algumas plantas trocavam informações para combater espécies invasoras e, em 2013, David Johnson, da Universidade de Aberdeen, na Escócia, detectou comportamento parecido em favas.

Desde então todos os anos, são inúmeros artigos e livros publicados que, nos fazem cada vez mais acreditar na capacidade de comunicação que existe em as árvores.

Por fim, comece a observar a copa das árvores, o quanto eles buscam entrelaçar com a copa de outras, mesmo que, de espécies diferentes, repetindo esse processo também com as suas raízes.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos me acompanhe nas redes sociais @evandrobrasil.oficial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.        A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste. "Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."      A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado. Infraestrutura Educacional       A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo d