Pular para o conteúdo principal

XI Conferência Municipal da Assistência Social de Duque de Caxias


Nos dias 17, 18 e 19 de julho, próximas quarta, quinta e sexta-feira, a sociedade civil organizada, o usuário dos serviços e o governo municipal estarão reunidos na XI Conferencia Municipal da Assistência Social, este evento irá acontecer no auditório da Unigranrio e serve para avaliarmos, propormos novas diretrizes e deliberar propostas e preposições que venham a ser implementadas no Sistema Unico da Assistência Social.

É importante a participação de todos, usuários dos serviços da assistência social, estudantes, lideranças comunitárias, gestores da política pública e os técnicos do setor devem reservar espaços em suas agendas para participarem deste debate.

Quantos aos dias e horários definidos pela comissão organizadora, quarta, quinta e sexta-feira das 8 às 17h, destacamos que as conferências quando programadas a acontecer em dias de semana, como está prevista a XI Conferência Municipal da Assistência Social em Duque de Caxias, ela cerceia o direito do trabalhador em participar. Como pode a Conferência destacar a importância do protagonismo do usuário organizando uma conferencia no horário em que este deve estar em seu trabalho, ou seu curso etc? É bem verdade que a conferencia marcada para este horário, tem especifica função de fazer com que o servidor participe. Ou seja, fazer com que o avaliado participe, já quem deve avaliar, possivelmente estará ausente do debate.

Outro fator que destacamos é a reunião ampliada que a secretaria de assistência social realizou no Plenário da Câmara de Vereadores, houve um grande número de profissionais, mas o avaliador, que é o usuário, não estava presente. Sem contar que o caderno de orientação da Conferência até o presente momento não fora apresentado pela coordenação deste evento.

Se este artigo serviu de motivação para você, ainda há tempo, compareça a Secretaria Municipal da Assistência Social em Duque de Caxias, faça a sua inscrição, o horário de funcionamento é das 9 às 17 horas.

A gente se vê na Conferência.




FEDERAÇÃO DAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR DE DUQUE DE CAXIAS


A ONG Promover Brasil iniciou em Duque de Caxias um movimento de entidades que tem por finalidade a criação da Federação das Entidades do Terceiro Setor de Duque de Caxias. Já foram realizados três grandes encontros, onde já conseguimos preparar o Estatuto, definimos uma Comissão Executiva Provisória que terá a função sintetizar as propostas apresentadas e finalizar a confecção do Estatuto, convocar reunião para elaboração do Regimento Interno e da Carta de Princípios, promover o credenciamento das entidades já inclusas no processo e convocar o I Congresso Municipal das Entidades do Terceiro Setor.

Compõem a comissão executiva provisória: Evandro Brasil – ONG Promover Brasil; Fernando Ramos – Copeduc; Alcinir Gonçalves – Pensar Caxias; Paulo Crivella – MAP; e Jorge Basílio – Casa de Pedra; secretariados pela estudante de direito e estagiária da Defensoria Pública Viviane Francisco.

São premissas da Federação das Entidades do Terceiro Setor, também chamada de F3:
- Qualificar as entidades do terceiro setor;
- Qualificar as pessoas que compõem as entidades do terceiro setor para o exercício do controle social;
- Promover campanhas de interesse público no âmbito do município de Duque de Caxias;
- Auxiliar ao Poder Executivo Municipal na formulação e realização de programas e projetos de interesse sócio-educacional;
- Auxiliar ao Poder Legislativo Municipal na elaboração de projetos de lei de interesse social;
- Captar recursos junto as iniciativas pública e privada que venham a financiar atividades de interesse público promovidos por nossos federados no âmbito do município de Duque de Caxias;
- Promover a integração entre as entidades na formação de ampla rede de atendimento nas áreas definidas no artigo 6º da Constituição Federal de 1988.

Mais informações poderão ser obtidas em: www.f3setor.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.        A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste. "Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."      A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado. Infraestrutura Educacional       A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo d