Pular para o conteúdo principal

DILMA ROUSSEF CUMPRE A PALAVRA E VETA A REDISTRIBUIÇÃO DOS ROYALTIES DO PETRÓLEO


A presidente Dilma Rousseff vetou a redistribuição dos royalties do petróleo em áreas já licitadas, com essa medida ela atende às reivindicações de estados produtores como Rio de Janeiro e Espírito Santo.
A decisão de manter a divisão dos royalties nos contratos em vigor era uma reivindicação dos estados produtores. “Essa posição dá segurança jurídica, respeita a Constituição, respeita as leis e não é possível que haja um enfrentamento, um desrespeito às normas vigentes”, afirma Renato Casagrande, governador do Espírito Santo.
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou que o veto é a confirmação de que o Estado Democrático de Direito vigora no Brasil. A Confederação Nacional dos Municípios, também em nota, lamentou a decisão da presidente. Afirmou que o veto manterá o privilégio injustificado de dois estados e 30 municípios.
Com o veto, estados e municípios produtores vão continuar recebendo uma fatia maior do valor que é pago pelas empresas (26,25%), mas foi mantida a distribuição definida pelo Congresso para os contratos futuros, pelo modelo de partilha, em que a União é dona do óleo extraído.
O percentual destinado aos estados produtores vai cair dos atuais 26,25% para 22% em 2013, e o dos municípios produtores dos atuais 26,25% para 5%, em 2012.
Já a participação dos estados não produtores vai aumentar. Dos atuais 1,75% vai chegar a 24,5% em 2013, e a dos municípios não produtores, dos atuais 7% para 24,5% em 2013. A parcela da União diminui de 30% para 22% em 2013.
Na próxima segunda-feira, o governo vai mandar para o Congresso Nacional uma medida provisória que destina para a educação toda a receita dos royalties de contratos futuros de concessão feitos fora da região do pré-sal. Também irá para a educação metade do rendimento do fundo especial criado em 2010, para receber recursos do pré-sal. A destinação para a educação já havia sido proposta pelo governo, mas não passou no Congresso.
Opinião:
"Para Rio de Janeiro e Espírito Santo a decisão da presidente Dilma deve ser festejada e comemorada como uma grande vitória, afinal a disputa era 25 Unidades Federativas contra 2 (Rio de Janeiro e Espírito Santo). Pois, assim estes estados conseguiram manter as regras para os contratos existentes.
Esse fato demonstra ainda a coerência com a qual a presidente Dilma vem conduzindo a presidência da república, acrescentando-se ainda, o seu princípio ético de não modificar as regras do jogo durante a partida e mantendo a supremacia de nossa carta magna. Vitoria também para os setores da educação".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.        A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste. "Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."      A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado. Infraestrutura Educacional       A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo d