Pular para o conteúdo principal

O nosso Estado Democrático de Direito

A importância da participação, da nossa sociedade nas discussões e nos debates referentes a política e aos problemas que afetam a vida das pessoas na sociedade, é fundamental para que o povo realmente possam exercer a cidadania.

Na contra-mão há em nosso país uma crescente onda que vem levando o Brasil a uma caminhada em direção a desmoralização do Estado Democrático de Direito como se fosse um teste de força e resistência da nossa democracia.

O artigo 1º da Constituição Federal diz que a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito. Este mesmo artigo nos impõe como direitos fundamentais: a Soberania; a Cidadania; a Dignidade da Pessoa Humana; Os Valores Sociais do Trabalho e da Livre Iniciativa; e, o Pluralismo Político.

Deixamos neste post com clareza que todo poder emana do povo, este poder é exercido por meio dos representantes que elegemos diretamente, seja para o Poder Legislativo ou para o Poder Executivo - tanto na esfera federal, estaduais ou municipais.

As tensões na disputas políticas fazem parte do jogo, é resultante da força da democracia e, também, dos interesses diversos da sociedade. Mas a regra a que todos nós, em direito de igualdade estamos submetidos é o absoluto respeito e cumprimento da Constituição Federal.

Destacamos ainda que é inaceitável o incentivo a desordem política; as ameaças a ministros do Supremo Tribunas Federal (STF); e, também o pedido de fechamento do Congresso Nacional ou do próprio STF.

A nossa Constituição Federal proíbe qualquer ameaça ao nosso regime político - a nossa democracia - e prevê pena de prisão para quem descumprir esse dispositivo. Recentemente temos alguns personagens presos por desrespeitar a nossa Constituição Federal e também o nosso Estado Democrático de Direito: o ex-deputado Daniel da Silveira; o ex-diretor da Polícia Federal Silvinei Vargas; o ex-deputado federal Roberto Jefferson; os terroristas: George Washington e Alan Diego dos Santos. Os dois últimos tentaram explodir uma bomba nos arredores do aeroporto de Brasília. A seguir veja os nomes de alguns nomes de pessoas que estiveram presos e que atualmente respondem processos em liberdade por crimes contra a nossa Constituição e a nossa democracia: Sara Winter; Anderson Torres; e, o blogueiro Oswaldo Eustáquio. 

Todos os nomes supra citados tem em comum o fato de atacar a nossa democracia e a nossa Constituição Federal sob a alegação da liberdade de expressão. Fato é que esses transgressores da lei buscam a quebra institucional e a desordem na tentativa de uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que é uma ferramenta da nossa própria Constituição, abrindo espaço que os militares retomem o poder político em nossa país. Mas, fato, é que a ditadura militar não tem mais espaço no Brasil. Não podemos permitir que  a ditadura seja esquecida ou relativizada em seus abusos e crimes, a ditadura militar deve permanecer restrita unicamente aos livros de história.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Infecção Sexualmente Transmissível: Gonorréia

Professor Evandro Brasil, presidente do Instituto Evandro Brasil, pesquisador e profissional em Biomedicina A blenorragia, também denominada gonorreia, pingadeira ou gota matutina, é uma doença causada pela Neisseria gonorrhoeae, transmitida pelo contato sexual, com a penetração do gonococo no epitélio das células do aparelho urogenital, e pelos contatos anogenital e orogenital. Em 1837, Phillipe Ricord diferenciou sífilis de gonorreia a partir do princípio experimental-patológico, que se apoiava nas observações clínicas e nas experiências com inoculação do vírus sifilítico em seres humanos. Albert Neisser, bacteriólogo alemão, descobriu o agente causal específico da gonorreia, a bactéria Neisseria gonorrhoeae, em 1879. A bactéria Treponema pallidum, agente causal da sífilis, foi identificado por Fritz Richard Schaudinn, zoólogo alemão, em 1905, selando definitivamente a separação entre as duas doenças venéreas então conhecidas. A promiscuidade e a falta de proteção e

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira. Engenho do Porto  é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova.   Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os pri

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

CIEP 198 - Prainha Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.        A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste. "Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."      A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado. Infraestrutura Educacional       A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo d