domingo, 31 de julho de 2022

Tudo que voce precisa saber sobre os Miroempreendedor Individual com o Professor Evandro Brasil


O Microempreendedor Individual (MEI) é uma figura jurídica, simplificando, é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário, para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar até oitenta e um mil reais por ano - referencia do ano 2022 - e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular, o MEI também pode ter um empregado contratado que receba um salário mínimo ou o piso da categoria.

A formalização do MEI é gratuita e pode ser feita online através do Portal do Empreendedor. O Sebrae tem um departamento que da todo o auxilio de gestão que a pessoa que tem interesse em se tornar um MEI necessita. 

Importante mencionar que um MEI, em termos técnicos, não é empresa. Empresa é um tipo específico de pessoa jurídica aberto num órgão público chamado junta comercial. MEI é apenas uma figura criada para beneficiar trabalhadores autônomos. Sendo assim, não constitui pessoa jurídica, quanto mais empresa.

Todo ano, o Comitê Gestor do Simples Nacional revisa as atividades permitidas para enquadramento como MEI, atividades são adicionadas, removidas ou alteradas portando o empresário deve ficar atento para a exclusão ou a alteração da ocupação que exerce. O MEI pose exercer até quinze atividades simultâneas listadas, atualmente 480 atividades são permitidas ao MEI.

O MEI não precisa ter um estabelecimento ou algum lugar certo, ele pode desenvolver a sua atividade na própria residência, porém mesmo na sua residência, necessita de autorização prévia da Prefeitura, que nesse caso é gratuita.

O MEI que atende em um imóvel é definido como "estabelecido", por exemplo cabelereiro, doceiro, donos de bares e restaurantes, enquanto que o MEI que trabalha em casa sem atendimento ao público ou que faz serviços no local do cliente é definido como "não-estabelecido". 

O microempreendedor individual está dispensado de alvarás e licenças de funcionamento porém não desobriga o MEI de cumprir com os requisitos estabelecidos pelo poder público relativamente ao funcionamento regular de sua atividade, compreendidos os aspectos sanitários, ambientais, tributários, de segurança pública, uso e ocupação do solo, atividades domiciliares e restrições ao uso de espaços públicos.

Cada cidade tem suas regras para permitir a formalização de uma empresa, geralmente as prefeituras oferecem um serviço chamado de "Consulta prévia de viabilidade" que permite informar se o endereço pode ser usado para tal atividade empresarial, por exemplo: existem bairros onde não são permitidos os comércios, bares etc. Existem também as atividades proibidas, na cidade de São Paulo, as atividades de moto-táxi e fabricação de fogos de artifício são proibidas seja qual for o local.

O MEI é enquadrado no Simples Nacional e está isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, COFINS, IPI e CSLL) porém deve pagar mensalmente 5% sobre o valor do salário mínimo (INSS), acrescido de R$ 5,00 (Prestadores de Serviço) ou R$ 1,00 (Comércio e Indústria) por meio do carnê emitido através do Portal do Empreendedor. Esses valores são atualizados anualmente, de acordo com o salário mínimo.

O não pagamento da arrecadação mensal DAS incorre em multa de 0,33% por dia de atraso e está limitado a 20%. Os juros serão calculados com base na taxa SELIC, sendo que para o primeiro mês de atraso os juros serão de 1%. Após o vencimento deve ser gerado novo DAS relativo ao mês em atraso, que já virá com os acréscimos dos juros e multa.

O MEI deverá obrigatoriamente emitir nota fiscal nas vendas e nas prestações de serviços realizadas para pessoas jurídicas (empresas) de qualquer porte, ficando dispensado, desta emissão para a pessoa física.

Para emitir qualquer tipo de nota fiscal, o MEI precisa estar credenciado nos órgãos competentes da cidade ou estado, dependendo da atividade, a legislação varia em cada cidade e estado. Para emitir a NF-e (Nota fiscal eletrônica), deverá realizar o cadastro na Secretaria da Fazenda do Estado (SEFAZ), para emitir NFS-e (nota fiscal de serviço eletrônica), deverá fazer o cadastro na prefeitura do município.

Enter os benefícios estão:

  • CNPJ, dispensa de alvará e licença para suas atividades
  • Poderá vender para o governo
  • Terá acesso a produtos e serviços bancários como crédito
  • Baixo custo mensal de tributos (INSS, ISS e ICMS) em valores fixos
  • Emitir nota fiscal
  • Direitos e benefícios previdenciários: Aposentadoria por idade; Aposentadoria por invalidez, Auxílio doença, Salário maternidade, Pensão por morte (para família);
  • Acesso a apoio técnico do SEBRAE


Comentários do Professor Evandro Brasil


Quando as pessoas são convencidas a enquadrar-se na condição de MEI normalmente falam a elas os benefícios e também as exigencias de quem pretende contratar os serviços do profissional.

Dentre os benefícios eu teço minhas críticas primeiramente ao acesso ao credito: "Isso é raro e normalmente voce tem acesso sim ao endividamento. Mais de 88% dos 1,5 milhões de MEIs do Estado do Rio de Janeiro estão endividados." Outro benefício o qual eu teço críticas é de poder contratar com o governo: "Realmente existem MEIs que contratam com o governo, mas, nas grandes cidades onde a concentração da pobreza é maior, isso é um joguinho de cartas marcadas." 

Nós temos propostas para todos os MEIs do Estado do Rio de Janeiro: "Eu acredito que os MEIs e as Microempresas podem ajudar a fazer o Rio de Janeiro crescer. O nosso Projeto Cidadão Empreendedor vai dar capacitação, treinamento, assessoria e vai patrocinar os MEIs do Estado do Rio de Janeiro. Voce que é MEI será protagonista no processo de recuperação econômica e no combate a fome, a miséria e a pobreza no Estado do Rio de Janeiro."  Finaliza o professor Evandro Brasil.


Quer saber mais, me chame no whatsapp: (21) 97037-9560 

Visite o meu site evandrobrasil.com.br

Acesse minhas redes sociais

Facebook e Instagram: @evandrobrasil.oficial

Twitter: @EBrasil12


sexta-feira, 15 de julho de 2022

Memorial Rio é um novo conceito em serviços funerários

Ontem, dia 14 de julho, tive o privilégio de conhecer duas pessoas extraordinárias. Falo dos administradores do Cemitério Memorial Rio. Não bastasse, eu, conhece-los, ainda tive a oportunidade de conhecer de perto o cemitério, suas instalações, a equipe de trabalho... Cheguei a conclusão de que o Memorial Rio pode ser considerado um conceito em serviços funerários. E nos próximos dias o crematório da unidade deverá estar em funcionamento.

Ao circular nas dependências do cemitério ao lado do Sr Hélio me apresentou cada espaço e, eu, posso afirmar que fiquei impressionado. O Memorial Rio em sua estrutura conta com estacionamento monitorado e coberto; capelas climatizadas equipadas com confortáveis poltronas; jardins gramados e lago artificial com a presenças de lindas carpas; enfermaria; elevador; cafeteria; confortáveis salas de repouso; jazigos e nichos perpétuos; e, um requintado cinerário.

Os funcionários recebem treinamentos constantes, segundo o Sr. Helio devemos guardar as melhores lembranças e dar dignidade aos falecido no momento em que seus familiares estão muito abalados, entristecidos e fragilizados com a sua perda.

Anderson e Helio, são dois novos amigos que posso afirmar: "gostei muito de conhecer e recebi muito boas vibrações em nosso primeiro contato."

Eu recomendo os serviços fúnebres oferecidos pela empresa Memorial Rio e parabenizo a toda a equipe desta conceituada empresa, o atendimento é top


.

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Professor Evandro Brasil leva o movimento "Cidadania Pela Democracia" a Feira de Caxias


Na manha de ontem estivemos com o nosso grupo de trabalho levando o ato "Cidadania Pela Democracia". A iniciativa é do Diretório Municipal do Partido Cidadania em Duque de Caxias.

A concentração se deu na Praça Roberto Silveira em frente a agencia da Caixa Econômica e no período entre as 9 e 12 horas ali permanecemos conversando com alguns amigos, frequentadores da feira, expositores e comerciantes.

Tivemos ainda a oportunidade de conversar com as pessoas sobre a pré-candidata a presidência da república Simone Tebet e também da pré-candidatura de Evandro Brasil a deputado estadual aqui no Rio de Janeiro. 


























Os assuntos que as pessoas mais tem falado com o professor Evandro Brasil


Tenho andado muito nas ruas e conversado com pessoas sobre diversos assuntos, mas os assuntos mais falados vou listar abaixo:

1º - Emprego: oportunidade de trabalho; conseguir um trabalho de carteira assinada; renda...;

2º - Alimentação: falta de alimento em casa; necessidade de receber doações de alimentos...;

3º - Renda: falta de dinheiro; inflação; preços muito altos; endividamento...;

4º - Moradia: necessidade de mudar da casa em que mora; sem condições de pagar o aluguel; ajuda para mudar de endereço...;

5º - Saúde: a necessidade de marcar uma exame; consulta em especialidade médica; necessidade de fazer cirurgia; ajuda para conseguir medicamentos...;

6º - Transportes: dinheiro para pagar uma passagem; preço das passagens...;

7º - Educação: bolsa de estudos; vaga em escola pública...; 

8º - Segurança pública: operações policiais; medo da policia; conflitos entre milicianos e traficantes; roubos de celulares; assalto no ponto do ônibus; carros roubados; lei do silencio...;

9º - Violência: violência doméstica; feminicídio...;

A partir desta lista já podemos definir as nossas bandeiras e as nossas agendas. O povo, assim como a sua vontade é soberana.

...............

Quer saber mais, acesse as outras mídias sociais do professor Evandro Brasil:

Site 👉 evandrobrasil.com.br

Facebook 👉 evandrobrasil.oficial

Instagram 👉 evandrobrasil.oficial

Twitter 👉 EBrasil12

domingo, 3 de julho de 2022

Para Evandro Brasil a prisão para aqueles que acometem violência aos idosos deveriam ser perpétua


O  Tribunal de Justiça aceitou a denuncia do Ministério Público aceitou a denuncia contra os covardões William Oliveira e Jhonatan Correia, acusados pelas mortes da idosa Martha Lopes  (77 anos) e Alice Fernandes (51 anos). Elas foram encontradas degoladas e com os corpos carbonizados dentro de um apartamento incendiado, no bairro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no dia 9 de Junho. (Essa informação foi publicada no Jornal O Dia de hoje, domingo 03 de Julho).

William e Jhonatan fora denunciados pelo crime de laticínio, extorsão qualificada e incêndio. Na decisão, o juiz Flavio Itabaiana decretou a prisão preventiva de Willian, alegando que ele  pode prejudicar o andamento das investigações. Já Jhonatan teve a prisão em flagrante convertida em preventiva em audiência de custódia, no dia 12 de junho,

Os dois haviam prestado serviço como pintores no apartamento, dias antes do crime. De acordo com a denuncia, na ocasião, eles voltaram ao imóvel sendo recebidos pela diarista, que trabalhava com Martha há cerca de 20 anos, e acabou refém. Em seguida, rederam a dona do imóvel e as das foram imobilizadas. Jhonatan, então, obrigou Martha a preencher e assinar três folhas de cheques no valor de 5 mil reais cada. Em poder dos cheques dirigiram-se a bancária, sacaram o valor e retornaram ao apartamento onde cometeram o duplo homicídio e fugiram. 


"As pessoas parecem ter deixado de lado muitos valores, dentre eles, o respeito pelos mais velhos. Isso é algo muito grave, nossos idosos vem sendo vítimas fáceis diante da ação de malfeitores. A educação é o caminho para formar a base da nossa sociedade e, nós, como membro desta sociedade, temos a obrigação de educar jovens e adultos em uma relação intima de respeito, proteção e cuidado para com os mais velhos. As penas para os condenados em casos que envolvam idosos devem ser triplicadas. Os bens daqueles que violentam os idosos devem ser indisponiblizados, a prisão para aqueles que acometem violencia aos idosos deveriam ser perpétuas." Afirma o professor Evandro Brasil.

"Vamos promover uma corrente do bem, onde possamos garantir uma melhor qualidade de vida a nossa população, sobretudo as pessoas mais idosas." Finaliza Evandro Brasil.

Quer conhecer um pouco mais o professor Evandro Brasil, acesse o site:
https://evandrobrasil.com.br 
e-mail: contato@evandrobrasil.com.br
Facebook: @evandrobrasil.oficial
Instagram: @evandrobrasil.oficial
Twitter: @EBrasil12

A crise operacional, financeira e institucional que afeta os Correios

Por Evandro Brasil  Correios: A crise dos Correios não aconteceu por acaso nem pode ser explicada por um único fator. Ela é resultado da co...