Páginas

sexta-feira, 1 de maio de 2015

CONHEÇA O BAIRRO ENGENHO DO PORTO EM DUQUE DE CAXIAS

Uma das portas de entrada do bairro, seguindo pela Av Dr Manoel Teles e a Praça João de Figueiredo, e as Rua Oswaldo Cruz e Av Pinto Lira.

Engenho do Porto é um bairro do município de Duque de Caxias, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, fazendo parte do primeiro distrito do município.Tem limites com Lagunas e Dourados, Centro, Bar dos Cavaleiros, Bela Vista, Vila Centenaro, Vila Paula e Senhor do Bonfim. Seu acesso e pela Avenida Dr. Manoel Teles que inicia no Centro e termina no Bar dos Cavaleiros. O bairro é cortado pelo Canal dos Caboclos. Este curso d’água tem sua nascente no Bairro da Venda Velha em São João de Meriti, e, separa a Vila Ideal (mais antiga favela de Duque de Caxias) da Favela do Lixão, que o ex-governador Garotinho batizou de Comunidade da Vila Nova. 

Durante muitos anos o bairro foi conhecido como 5 de Maio, e até os dias de hoje podemos ouvir alguns moradores afirmarem que moram da 5. Isto porque a rua onde acontece a feira e concentra os principais estabelecimentos comerciais do bairro se chamava Rua 5 de Maio, hoje essa mesma rua chama-se Rua Expedicionário Aquino de Araujo. Uma homenagem ao ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira.

O bairro pertencia a uma antiga fazenda de mesmo nome. O Engenho do Porto possui uma Fundação Esportiva chamada de Fundrep, onde é comum a disputa de campeonatos de futebol atraindo atletas amadores de diversas regiões do município. A Paroquia Nossa Senhora da Glória localizada a Rua Risoleta Caetano é a referencia que marca a presença da igreja católica na região.
 
Paróquia Nossa Senhora da Glória 

O bairro não possui Posto de Saúde, mas está próxima a policlínica Duque de Caxias - antigo Hospital Duque; não possui amparato de segurança pública; Em algumas regiões ainda são comuns os alagamentos nos dias de chuva; o abastecimento de água da Cedae é regular; 

A comunidade possui 2 (duas) áreas de lazer, a Praça da 5 de Maio e a Praça João de Figueiredo. As instituições de ensino são: o CIEP 434 (Professora Maria José Machado), a Escola Estadual Duque de Caxias, a Escola Estadual Norma Toppy Uruguay, a Escola Municipal Professora Olga Teixeira de Castro, a Escola Municipal Todos os Santos e a Universidade da Criança. 02 (dois) centros esportivos privados. Nas manhãs de quinta-feira a Rua Expedicionário José Amaro recebe a tradicional feira do bairro.
 
Praça da 5 de Maio, localizada em frente a Paróquia Nossa Senhora da Glória

A antiga fábrica de móveis da Marco Móveis e Decorações, famosa na decada de 70 e 80, hoje abriga um espaço esportivo, chamado Monumental Sport Center. Localizado na Rua Prado Junior, o espaço possui um campo de grama sintética, vestuários, bar, churrasqueiras e um amplo salão na parte superior.

As linhas de ônibus que atendem aos moradores do bairro são: Jardim Leal x Bar dos Cavaleiros (via Nilo Peçanha)Bar dos Cavaleiros x 21 de Abril (Igreja São Jorge)Bar dos Cavaleiros x Caxias Shopping.

Afirmamos ainda, que o bairro está localizado entre as vias: Dr Manoel Teles, Caio de Carvalho, Tenente Jose Dias, Rua Ana Porto, Av Nilo Peçanha e Rua Itaboraí.

3 comentários:

  1. Dizem que o bairro engenho do porto foi uma fazenda, Fazenda engenho do porto, gostaria de saber mais sobre essa história.

    ResponderExcluir
  2. Dizem que o bairro engenho do porto já foi uma grande fazenda, Fazenda Engenho do Porto, abrangendo todos os bairros adjacentes. Gostaria de saber mais sobre essa história.

    ResponderExcluir
  3. Nasci e convivi nesse bairro até meus 12 anos de idade,depois me mudei para o rio grande do Norte onde vivo até hoje faz 27 anos que me mudei daí,morei na rua Risoleta caetano442,quando vejo fotos e informações desse bairro lembro da minha infância quando criança andava muito nesse bairro.

    ResponderExcluir

Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.