Páginas

Biografia

Evandro Brasil

Nascido no município do Rio de Janeiro, em 28 de abril de 1968, no bairro Vila da Penha, filho de Carlos Roberto Teixeira Pinto e Maria Célia Costa, foi criado pelos seus tios Nelson e Cleia. Seu nome de batismo é Marcos Evandro Teixeira Pinto, mas, adotou o sobrenome Brasil, justificado por sua própria trajetória e pela sua história. Estudou no Colégio Nossa Senhora do Brasil, localizado na Penha Circular (No local hoje funciona a Escola Silva e Souza) e o ensino médio cursou no Instituto de Educação Governador Roberto Silveira. Aos 14 anos vai morar em Duque de Caxias, no bairro Prainha, provocando uma grande mudança em seus hábitos, alguns deles, influenciaram profundamente em sua formação. Desde então despertou interesse pela prática do Voleibol, esporte que praticou profissionalmente dos 17 aos 22 anos de idade, tendo tido participação na Seleção da Aeronáutica, nas equipes do Pavunense, do Nova Iguaçu Country Club e no Flamengo. Participou dos Jogos abertos do Interior, defendendo a Seleção de Caxias, jogou na antiga AFE – hoje Unigranrio, e contribuiu para o desenvolvimento do esporte no município de Duque de Caxias através de sua atuação nos clubes dos Quinhentos e do Recreativo Caxiense, tendo sido um grande incentivador desta modalidade nos Jogos Estudantis.

Ao final dos anos 80, mais precisamente durante os governos do Juberlan de Oliveira e Leonel de Moura Brizola, Evandro Brasil, militava no movimento estudantil, foi um grande ativista no Instituto de Educação Roberto Silveira, tendo sido responsável junto a outros companheiros, por alguns feitos daquela época, das quais destacamos: mobilização pelo Passe Livre para os estudantes, a compra dos instrumentos musicais da Banda do Roberto Silveira, o apoio dos estudantes aos professores durante as greves da rede estadual naquele tempo, a reforma da quadra de esportes e das demais dependências do colégio.

Sua formação política tem como pilares a disciplina do esporte e o entendimento por meio do debate na busca por soluções adotadas por Leonel Brizola. De ideologia socialista, somente se filiou a um partido político a partir de 2005, é um defensor dos ideais e ensinamentos do ex-lider do PDT - Leonel Brizola. Foi colaborador do Governo Zito e Caxias, do governo Waldyr Zito em Belford Roxo, de Antonio de Carvalho e Uzias Mocotó em São João de Meriti, de José Sagário em Itaguaí e do Washington Reis e também de Alexandre Cardoso no município de Duque de Caxias. Atualmente esta filiado ao partido Cidadania23. Nos dias atuais seu trabalho se mistura a sua opção política, pois o mesmo é presidente executivo da ONG Promover Brasil, e, como tal luta por melhorias nos serviços públicos prestados a população por meio de sua atuação no Controle Social e nas suas representações nos Conselhos de Políticas Públicas. Em Duque de Caxias Evandro Brasil foi Conselheiro do Meio Ambiente (2007-2009), Conselheiro de Desenvolvimento da Cidade (2010-2013) e Conselheiro de Segurança Alimentar e Nutrição (2011-2013). Recentemente ele foi reeleito ao Conselho de Desenvolvimento da Cidade (2013-2016) e, no Estado, foi eleito Delegado a representar o Rio de Janeiro na Conferência Nacional das Cidades, que ocorrerão de 20 a 24 de novembro próximo em Brasília. Foi diretor da I Conferencia Municipal Sobre Transparência e Controle Social, ocorrida em fevereiro de 2012, onde também foi eleito Delegado Estadual e Nacional. É fundador da Federação do Terceiro Setor, instituição criada recentemente com a proposta de moralizar e dar dignidade ao trabalho das ONGs no Brasil. Além de todas estas competências ele é Diretor do Instituto Evandro Brasil, uma instituição dedicada a capacitação profissional e qualificação de mão de obra especializada em diversas áreas. Este Instituto possui duas unidades uma em Duque de Caxias e outra em Itaboraí.
Em Janeiro de 2023 Evandro esta sendo reconduzido ao Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutrição. (2023-2024).

Aos 12 anos de idade já acompanhava seu tio (Nelson), aprendendo os ofícios de uma locadora de jogos, aos 14 anos já conseguia fabricar uma mesa de sinuca ou de jogos de pebolim, popularmente chamados de Jogos de totó. Uma atividade arriscada, por volta de seus 13 anos, por um descuido, Evandro cortou uma das mãos em um acidente com uma serra circular. Nesta ocasião ele havia utilizado o equipamento sem o consentimento dos profissionais da loja.  A locadora Três Amigos, que funcionava em Irajá na Rua José Borges. As marcas deste acidente são observadas até os dias atuais em sua mão direita.

Durante sua infância, Evandro teve uma forte e estreita relação com a Arte e com a Cultura, na década de 70, ainda garoto acompanhava seus tios nas atividades carnavalescas na G.R.E.S. Em Cima da Hora, G.R.E.S. Portela e outras agremiações, adquirindo culturalmente uma grande influencia do samba, e como resultado, hoje ele investe na "Roda de Samba dos Amigos". Com seu pai teve acesso as atividades da indústria Cinematográfica, tendo, inclusive participado junto a Produtora TV Pirata na produção de comerciais para a televisão na área de Pintura de Artes sob a supervisão da equipe de Valter Dias (Rede Globo). Destas experiências ele desenvolveu a aptidão de Produtor Artístico e Cultural.

Formação Acadêmica e Profissional
Em sua formação profissional é Designer Gráfico, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Pedagogo e professor de história. É administrador e ambientalista funcional, tendo atuado na área de estudo técnico e de implantação e operação em Aterros Sanitários e Centros de Tratamentos de Resíduos. È pesquisador em Biomedicina, pós-graduado em Análises Clinicas e Microbiologia; Geriatria e Gerontologia; e, Estética e Cosmetologia.

Sua experiência na mídia alternativa
No ano de 1987, foi convidado pelo amigo publicitário Jonas Monteiro à diagramar o Jornal Classishok - um dos mais badalados jornais alternativos da época com circulação no município de Duque de Caxias; Em final de 1989 ele assume a diagramação do Jornal Baixadão - periódico da mídia alternativa com circulação em toda a Baixada Fluminense; Em 1992 inspirado no Jornal Adrenalina News de Nova Iguaçu, ele, juntamente com o amigo Abigail ele cria o Jornal Life Sport Show, uma alternativo especializado em esportes radicais, como surf, vôo livre, skate etc; Em 1995 assume a diagramação do Jornal Duque de Caxias, de propriedade da Rádio Duque de Caxias; No ano de 1996 cria o Jornal O Folhão - periódico formato standart que gerou grande impacto influenciando a modernização de alguns jornais daquele tempo;  Em 1999 assume a diagramação e a co-direção do Jornal Baixada News, mais uma vez influenciando positivamente na elevação do padrão dos editoriais de mídia alternativa daquele tempo, pela qualidade editorial e também pela leveza de sua diagramação. Hoje Evandro Brasil é o proprietário da marca Jornal Baixada News.
Durante o tempo que em esteve atuando nestes periódicos sempre escreveu alguns artigos, e, também atuou como repórter em coberturas jornalísticas como: A entrega das casas populares no Parque das Missões (1999); O carnaval na Baixada Fluminense (1999); Lançamento do Consorcio de Saúde - Programa do então ministro da Saúde José Serra (1998); Entrevistou o ex-prefeito de Magé Nelson do Posto.
No ano de 1987 ele foi repórter na Rádio Quarup FM, com flashes ao vivo durante o programa  do Mazinho. Nestes flashes ele passava informações culturais, policial, de transito etc. No ano de 2002, ele apresenta como âncora ao lado de José de Arimatéia o programa Voce.com na Rádio Quarup FM, nas manhãs de sábado era um programa de variedades com participação ao vivo dos ouvintes, e com a apresentação de músicos ao vivo no estúdio da rádio.

Seus filhos No ano de 1993 nasceu sua primeira filha, de nome Juliana; em 1998, nasce Carolina; e o seu terceiro filho Marcos Vinicius nasceu no ano de 2003. Sua filha Juliana lhe deu uma neta de nome Luisa.

Atualmente nosso protagonista, como bom ativista social defende a Habitação de Interesse Social, a Mobilidade Urbana, a defesa dos interesses da mulher vitima de violência, dos idosos, deficientes físicos e crianças.

Evandro Brasil é filiado ao partido cidadania23, o qual preside no município de Duque de Caxias, RJ.


Habitação de Interesse Social
Trata-se de moradia para as camadas mais pobres, aquelas pessoas que não têm como custear os financiamentos ofertados pelas construtoras, e também, aquelas pessoas que possuem dificuldades para honrar com os pagamentos de aluguéis e as que vivem em condições inadequadas ou em áreas de risco e, ainda, as populações em situação de rua e vulnerabilidade social.


Transportes Sobre Trilhos
Em um estudo que vem desenvolvendo em Duque de Caxias, Evandro aponta que hoje é de fundamental importância que se implante o transporte sobre trilhos, os conhecidos Metrô e Pré-Metrô nos sistema monotrilho. Um trecho com cerca de 12 estações ligando o Hospital Adão Pereira Nunes a uma estação de integração – ônibus, trem, metrô - no Centro de Duque de Caxias devem reduzir em 48% a emissão de gases na atmosfera nesta região com a redução do numero de veículos nas ruas, a redução do stress provocado pelos grandes engarrafamentos em seus condutores, a redução de gastos e agilidade nos transportes, beneficiando cerca de 360 mil pessoas/mês, e um aumento da arrecadação com ICMS em torno de 30%. Futuramente a ampliação desta rede interligando os municípios de Magé à Duque de Caxias, e, Belford Roxo, São João de Meriti, Mesquita e Nova Iguaçu, poderá elevar a arrecadação do ICMS de 30 a 80% em cada um desses municípios.


Para falar com Evandro Brasil, envie e-mail para evandrobrasil-rj@hotmail.com

Redes sociais:
Facebook: facebook.com/evandrobrasil.oficial
Instagram: instagram.com/evandrobrasil.oficial
Twitter: twitter.com/EBrasil12



6 comentários:

  1. Deus dá talento a quem pode representa-lo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Esse trabalho e maravilhoso, como posso entrar em contato com a Promover Brasil? Aguardo breve contato.

    ResponderExcluir
  3. Alessandra, entre em contato comigo através do whatsapp 96445-2036 ou ligue: 3902-1481

    ResponderExcluir
  4. Ola Brasil, qual o seu atual partido político? É verdade que você será candidato a prefeito de Deque de Caxias em 2016?

    ResponderExcluir
  5. Carlos Chagas sou filiado ao PDT, mas não pretendo ser candidato não.

    ResponderExcluir
  6. Saudações, a Ong tem algum projeto de alfabetização de adultos, aceitam voluntários? , qual o endereço?

    ResponderExcluir

Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.