Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

CONHEÇA O BAIRRO DA PRAINHA EM DUQUE DE CAXIAS

Nos períodos de cheias e inundações. Na região era comum nadar nos lagos, pescar e caçar pequenos animais.
      A região era de domínio da Marinha e aos poucos foi sendo ocupada por populares, oriundos de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro e também de outros estados como os da região do nordeste.

"Atualmente a comunidade é formada por aproximadamente 18 mil habitantes distribuídas na favela da Manágua, Morro do Caladão, Favela e Dique da Prainha. O bairro faz divisa com o os bairros Lagunas e Dourados, Engenho do Porto, Bar dos Cavaleiros e o Parque Analândia, este ultimo pertencente ao município de São João de Meriti."

     A Prainha possui 01 creche municipal; 01 escola municipal; e, um CIEP de administração do Governo do Estado.

Infraestrutura Educacional
      A Praça da Prainha é uma área de lazer localizada na Av. Henrique Valadares. O local onde a praça foi construída, era um campo de futebol, mais conhecido como o Campo do Canarinho. O CIEP 198 – Professora Roza Ferreira de Matos a exemplo da Praça, também foi erguido sobre um Campo de Futebol de Várzea.

"Durante a construção da Av. João Goulart, popularmente conhecida como Linha Vermelha, os residentes que habitavam as margens do Rio Meriti foram removidos e instalados na comunidade do Parque das Missões, localizada na saída de Duque de Caxias pela Rodovia Washington Luis".

      Na comunidade funciona até os dias atuais uma fábrica de roupas finas, a APA confecções. Até o final da década de 80 funcionava a fabrica de panelas Marmicoc, e, outras industrias que foram desativadas. Na década de 90 o bairro recebeu a instalação de uma empresa de Distribuidora de Petróleo, mas, a mesma foi impedida de funcionar, por seus grandes tanques de combustível oferecer risco para os residentes próximos.

Transporte Público
    O bairro é atendido por uma única linha de ônibus, da empresa Fábio´s – Prainha x Jardim Leal.

Cultura
Pista de skate na Praça
da Prainha
Pista de skate localizada na Praça da Prainha, principal centro de lazer do bairro.
Foto: extraída do google Maps

A Prainha é um bairro com uma diversidade de culturas, talvez pelas origens de sua população. Nas ruas do bairro poderemos encontrar cariocas, paraibanos, mineiros, pernambucanos, cearenses etc.

"Até o inicio dos anos 90 a quadra do GRBC Lambe Copo era o principal centro de lazer e cultura do bairro. Ali a comunidade se divertia nos preparativos do carnaval, nos ensaios da agremiação carnavalesca. Sua quadra era também utilizada para a realização das festas juninas, que atraia publico e quadrilhas de diversas regiões do Rio e Grande Rio. O Lambe Copo foi extinto por meio de uma fusão jurídica/administrativa com outras agremiações para criar a Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio".

     Onde funcionava a quadra do Lambe Copo foi erguida a Escola Municipal Jair Alves de Freitas, também conhecida como Escola Municipal Prainha.

     A preservação da parte da cultura musical hoje é na região exercida pela Organização Cultural Amigos da Seresta, que realizam encontros de seresteiros recebendo em seus eventos seresteiros de diversas regiões do Estado do Rio de Janeiro.

Rua Dr Manoel Teles,
entrada do Condominio
VitóriaRua Dr Manoel Teles, entrada do Condominio VitóriaFonte: Fotografia extraida do Google Maps

8 comentários:

  1. Gostaria de saber a fonte dessas informações. Grato!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Essas informações sao visíveis em nosso bairro e a descrição foi feita por base oral, por não haver nenhum relato descritivo anterior a este.

      Excluir
  3. Estou querendo encontrar uma pessoa que não vejo Ah mais 20 anos nome Jussara trabalhamos juntas em São Paulo ela tem um irão trás

    ResponderExcluir
  4. Estou querendo encontrar uma pessoa que não vejo Ah mais 20 anos nome Jussara trabalhamos juntas em São Paulo ela tem um irmão trás

    ResponderExcluir

Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.