Páginas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

VOCE SABIA QUE A LINHA VERMELHA FOI UMA DAS REALIZAÇÕES DE LEONEL BRIZOLA?

"A Via Expressa Presidente João Goulart, foi inaugurada em 1992 por Leonal Brizola".
A RJ-071, oficialmente denominada Via Expressa Presidente João Goulart e popularmente conhecida como Linha Vermelha é uma via expressa do estado do Rio de Janeiro, que liga os municípios do Rio de Janeiro e São João de Meriti, atravessando também o município de Duque de Caxias.
Sua inauguração foi feita em 2 etapas: a primeira delas foi em 30 de abril de1992, em um trecho de 7 km entre o bairro de São Cristóvão e a Ilha do Fundão. Em 11 de setembro de 1994, o segundo trecho de 14 km entre a Ilha do Fundão e a Rodovia Presidente Dutra foi aberto ao trânsito. A via serve principalmente ao deslocamento entre a Baixada Fluminense (Belford Roxo, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Duque de Caxias) até o Centro da cidade do Rio e à Zona Sul e através do Elevado da Perimetral, na extensão de 21 quilômetros, percorridos em cerca de 20 minutos.
Baseada no projeto do arquiteto grego Constantino Doxiádis - o chamado Plano Doxiadis (Plano Policromático), apresentado em 1965 - , só seria totalmente concretizada em 1992, no mandato do governador Leonel Brizola, quando então recebeu o nome de Avenida Tiradentes e posteriormente o nome do ex-presidente João Goulart.
Esta via, também é o principal acesso ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e à Ilha do Fundão para os habitantes da Baixada e da Zona Sul. Foi construída com o objetivo de desobstruir o trânsito da Avenida Brasil, no trecho da saída da Via Dutra até São Cristóvão. Devido à falhas no projeto inicial, e à falta de um controle de tráfego eficiente, subestimando o real fluxo de veículos, o objetivo não foi conseguido de forma efetiva.
Por atravessar diversas áreas carentes, é atualmente conhecida pelos freqüentes atos de violência que ocorrem em seu entorno - visto ser margeada por aproximadamente 18 favelas, todas repletas de atividade criminal do tráfico de drogas.
Em fevereiro de 2007, a administração da via expressa foi transferida para a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Foi inaugurada em 1992, porém somente em 2010 vem recebendo obras de recapeamento total. Porém, em alguns trechos, ainda conta com asfalto em péssimo estado. Um problema crônico da via é que alguns trechos foram construídos em solo instável, criando uma tendência à avenida entortar e afundar ao longo do tempo, nestas partes


Embora apresente alguns problemas como os citados acima, a Via Expressa Presidente João Goulart é de vital importância para o desenvolvimento da Baixada Fluminense e principalmente do município de Duque de Caxias. E este sonho somente se tornou realidade diante da determinação do ex-governador Leonel de Moura Brizola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.