Páginas

terça-feira, 13 de julho de 2010

CAPIVARAS ESTÃO SENDO EXTERMINADAS NO SÃO BENTO

"O bairro do São Bento em Caxias ainda clama por socorro. A degradação ambiental corriqueira no local, sob os olhos auspiciosos e colaborativos do Governo do prefeito Zito, estão colocando em risco toda biodiversidade da região." 



As CAPIVARAS vivem em grupos familiares que podem chegar a 20 indivíduos ou mais. Geralmente, o grupo é composto por um macho dominante, várias fêmeas adultas com filhotes e outros machos subordinados. Os machos têm uma grande glândula sebácea sobre a cabeça, que utilizam para demarcar sua dominância através do cheiro. São encontradas próximo da água, em florestas ao longo de rios e em lagoas. As capivaras alimentam-se de grama e também de vegetação aquática. Quando estão em perigo, as capivaras mergulham dentro d'água e nadam sob a superfície até escapar. São excelentes nadadoras e podem permanecer submergidas por vários minutos.


No PANTANALl, seus principais períodos de atividade são pela manhã e à tardinha, mas em áreas mais perturbadas podem tornar-se exclusivamente noturnas. Nas décadas de 60 e 70 as capivaras foram caçadas comercialmente no Pantanal, por sua pele e pelo seu óleo que era considerado como tendo propriedades medicinais. Estudos da Embrapa Pantanal indicam que pode haver, no mínimo, cerca de 400 mil capivaras em todo o Pantanal.




Este texto falando sobre as CAPIVARAS, publicamos para chamar a atenção da população e também das autoridades, pois nós ambientalistas vemos populações inteiras de CAPIVARAS e outros animais sendo eliminados da ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO SÃO BENTO (APA São Bento) em DUQUE DE CAXIAS. Terras de domínio do Prefeito Zito e de gerencia do próprio Secretário Municipal do Meio Ambiente, enfim, aqueles que teriam a obrigação de protegê-las, viram as costas para a degradação na região; para a grilagem de terras; para a ocupação da APA (que é crime ambiental)


Não é difícil em Duque de Caxias vermos CAPIVARAS perdidas nos valões e canais da região. Esperamos que a partir de mais esta notícia sirva de orientação para os governantes do nosso município.



Um comentário:

Amigo(a) visitante, agora contribua deixando aqui o seu comentário.